sexta-feira, 28 de agosto de 2009

FRASE

A Educação Física é uma área de conhecimento e de intervenção acadêmico-profissional que tem como objeto de estudo e de aplicação, o movimento humano, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/arte marcial e da dança.

Exercício ativa neurônios envolvidos no controle de saciedade

A atividade física é capaz de restaurar a sensibilidade dos neurônios envolvidos no controle da saciedade, o que pode contribuir para a redução da ingestão alimentar e, consequentemente, do peso corporal. Essa é uma das conclusões de um estudo apresentado durante a 24ª Reunião Anual da Federação das Sociedades de Biologia Experimental (Fesbe), realizada em Águas de Lindoia (SP) na semana passada.

O trabalho aponta evidências de que mamíferos obesos apresentam falhas na transmissão de sinais em neurônios que controlam a saciedade. Essas falhas podem ser determinantes para a prevalência da obesidade. Até então se achava que o exercício físico aumentaria o gasto energético e que, apenas por isso, provocaria a diminuição do peso.

O estudo, intitulado “Sistema nervoso central e o controle da ingestão alimentar: o papel do exercício físico”, foi realizado por Eduardo Rochete Ropelle, pesquisador da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas (Unicamp) e do Instituto de Obesidade e Diabetes.

“O papel do exercício pode ir além da simples queima de calorias. Pode causar uma melhora no sistema nervoso, controlando a saciedade e diminuindo o apetite. Em outras palavras, é possível que a atividade física controle o outro lado da balança”, disse Ropelle à Agência FAPESP.

Devido ao grande número de pessoas interessadas, o trabalho de Ropelle foi apresentado em dois dias na reunião da Fesbe. O estudo, segundo o pesquisador, é um projeto paralelo ao seu doutorado, que tem apoio da FAPESP, intitulado “Caracterização da transmissão do sinal da insulina e da leptina no hipotálamo de ratos com tumor de Walker 256”.

“O estudo sobre a atividade física está dentro da discussão da minha pesquisa – que trata do controle da ingestão alimentar –, mas no caminho inverso porque no doutorado abordo a anorexia promovida por pacientes com câncer”, explicou, ao destacar a contribuição do seu orientador José Barreto Campello Carvalheira, também da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

A base do trabalho envolve dados sobre a ação de certos hormônios, como a insulina e a leptina, sobre o cérebro. O sistema nervoso central é considerado a “caixa preta” do controle energético.

O hipotálamo (que entre outras funções controla a temperatura corporal) é a principal estrutura do cérebro responsável pelo controle da ingestão alimentar. Segundo Ropelle, várias evidências indicam que dietas ricas em ácidos graxos saturados causam problemas na transmissão de alguns hormônios, como insulina e leptina, no sistema nervoso central.

“Esses hormônios controlam a saciedade e, à medida que a pessoa ingere gordura em excesso, essa sinalização é perdida. Assim, alguns fenômenos intracelulares acontecem impedindo a ação hormonal”, explicou.

Até agora se estimava que o gasto energético provocado pela atividade física seria a principal arma para combater e tratar a obesidade. “O que propomos é que, além de promover o gasto energético, o exercício físico também é capaz de modular esses hormônios no sistema nervoso central”, disse. A atividade física seria capaz de reverter esse fenômeno, possibilitando que o paciente volte a ter a transmissão do sinal para a saciedade.

Comer mais aumenta a fome

Nos testes feitos com animais obesos, submetidos a uma dieta rica em gordura, os hormônios perderam a capacidade de regular o apetite, ou seja, a obesidade envolveria um círculo vicioso comportamental: quanto mais se come, mais se quer comer.

A atividade fez com que a sinalização do apetite no cérebro dos animais voltasse a níveis normais. Esse efeito durou de 12 a 16 horas. “Observamos que animais obesos submetidos à atividade física voltam a comer na mesma proporção que o animal magro. À medida que ele faz o exercício, parece que ele volta a entender a hora de parar, voltando a comer nos níveis considerados normais”, destacou.

A pesquisa é inteiramente experimental e não foi testada em humanos. Algumas evidências, de acordo com o autor, mostram que em seres humanos o exercício físico é capaz de alterar o comportamento alimentar, mas a avaliação é mais complexa.

“É muito difícil acompanhar e colocar um valor numérico no caso de testes em humanos, porque, ao colocar alguém para fazer atividade física e dizer a ele que vai controlar a ingestão alimentar, tira-se a condição natural. No animal, fica mais fácil e é um bom modelo metabólico de obesidade induzida por dieta”, disse.

A explicação para a redução da ingestão alimentar e do peso corporal nos roedores submetidos à atividade física pode ser atribuída à interleucina-6, uma molécula produzida no hipotálamo em resposta ao exercício.

De acordo com o estudo, o animal que faz exercício tem o nível de interleucina-6 aumentado no tecido hipotalâmico, sendo ela responsável por melhorar a sensibilidade de insulina e leptina.

“Sabe-se que o prejuízo causado pela dieta na sinalização desses hormônios é mediado por um processo inflamatório. E a interleucina-6 é capaz de aumentar a expressão de uma outra proteína, a interleucina-10, sendo que, essa sim, tem uma atividade antiinflamatória”, disse Ropelle.

Segundo o pesquisador, a atividade física pode ser benéfica para o “apetite dos obesos”. Haveria uma espécie de equilíbrio dinâmico para evitar tanto o acúmulo excessivo de energia quanto o gasto excessivo.

Os resultados apresentados pelo estudo são inéditos na literatura científica, aponta Ropelle, e foram submetidos para publicação na revista Nature Neuroscience.

Por Alex Sander Alcâncara

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Alimentação: o que comer antes, durante e após as atividades físicas

Publicado em: 06/08/2009
Autor: Núcleo Educacional Científico

Imprimir | Recomende esta página

A prática adequada de qualquer atividade física está diretamente ligada não só ao condicionamento do nosso corpo, mas também a como e quando o “abastecemos” de energia. Nesse sentido, mais do que ter uma alimentação equilibrada, é fundamental saber que grupos de alimentos devem ser ingeridos antes, durante e após uma atividade esportiva.



Independentemente da modalidade escolhida, a refeição pré-exercício físico tem como objetivo fazer com que o esportista não se sinta fraco e nem lento antes e durante a prática. O jejum antes de qualquer atividade é, portanto, contraindicado, mas também não se deve iniciar um treino ou competição com o estômago totalmente cheio, o que pode diminuir o desempenho e gerar problemas como indigestão, náuseas e até vômitos.



A refeição ideal consumida antes de um treinamento ou competição deve ser composta por alimentos de fácil digestão, de preferência carboidratos, evitando-se proteínas, gorduras e fibras, que exigem um tempo superior a três horas para serem digeridos. Antes de qualquer exercício físico, as principais recomendações nutricionais são:



- Reduzir alimentos ricos em gordura – por exemplo, chocolates e sorvetes – diminuindo também a gordura usada na cocção e evitando o consumo de frituras;


- Alimentos fontes de proteínas (carnes, aves e pescados) devem ser ingeridos sem gordura e sem pele, preparados grelhados, cozidos ou assados;


- A última refeição antes de uma atividade física intensa – por exemplo, o almoço – deve ser realizada aproximadamente 3 horas antes, para permitir que os alimentos sejam digeridos adequadamente. Se esta refeição for o café da manhã ou um lanche, pode ser ingerida em um intervalo de tempo menor, cerca de 30 minutos antes;


- Ingerir apenas alimentos habituais, não experimentando nada novo em dia de competição;


- Não ingerir alimentos gasosos (ex: refrigerante), fibrosos (ex: brócolis) ou muito gordurosos (ex: fritura, carne de porco etc.);


- Privilegiar alimentos ricos em carboidratos, como pão de forma ou francês, biscoitos (de maisena, água e sal, leite etc.), bolos simples (de fubá e laranja), barras de cereais, cereais simples, géis de carboidrato, frutas e sucos de frutas;


- Hidratar-se adequadamente.

Durante uma atividade física ou competição, por sua vez, a energia consumida depende da intensidade e duração do exercício, do sexo dos esportistas e do estado nutricional inicial. Quanto maior a intensidade do exercício, maior será a participação de carboidratos como fornecedores de energia. Para atividades físicas prolongadas, acima de 1 hora de duração, a ingestão de carboidratos durante a prática melhora o desempenho e pode retardar a fadiga. Algumas dicas são:

- Levar alimentos para a competição ou para o intervalo entre as sessões de treino: bolachas simples, sem recheios e não gordurosas (ex: água e sal, maisena, etc.), frutas, cereais matinais (ex: flocos de milho ou barra de cereal), sucos naturais, água de coco, sanduíches sem gordura (com recheios de geléia, mel), papinhas infantis industrializadas de fruta, etc;


- Fazer esses “lanches” durante viagem, período de espera (quando ocorrem atrasos) ou na recuperação entre os eventos esportivos. Comer sempre pequenas quantidades para evitar transtornos gastrointestinais;


- Hidratação: tomar água com frequência para evitar a desidratação. Pode ser utilizada água com maltodextrina (um tipo de açúcar que se mistura à água) ou bebida isotônica;


- Utilizar squeeze com válvula, para evitar a ingestão de ar;


- Se for participar de uma competição, treinar esse esquema de hidratação previamente para que, nem a qualidade, nem a quantidade de líquidos sejam novidades no dia da prova.

Após a realização de uma atividade física, a melhor recuperação é obtida ao se combinar o consumo de carboidratos e proteínas, que são extremamente importantes para recompor os músculos. As principais dicas são:

- Ao término do exercício, iniciar a hidratação e a reposição de carboidratos, principalmente nas seis primeiras horas. Podem ser usadas opções de carboidratos líquidas ou sólidas, como sucos e frutas;


- Acrescentar um alimento fonte de proteína (ex: queijo, carne, leite, iogurte), principalmente se foi realizado treinamento de força;


- Exemplo de refeições pós-atividade física: 1) Pão com peru e queijo branco + 1 copo de suco; 2) Salada + macarrão com molho ao sugo e frango grelhado; 3) Salada + arroz com legumes e filé grelhado; e 4) Cereal, iogurte magro e uma fruta.

Por fim, além de seguir essas dicas, é muito importante que o esportista tenha uma dieta equilibrada sempre, não só nos períodos pré-competições.

Fontes:


- Carla Yamashita, nutricionista da área de Gestão de Saúde do Fleury


- Pablius Staduto Braga Silva, médico do Esporte e coordenador de atividade física da área de Gestão de Saúde do Fleury


- Revista Brasileira de Medicina do Esporte (Vol. 9, nº. 2 – Mar/Abr, 2003)


- Silva, S.M.C.S. e Mura, J.D.P. Tratado de alimentação, Nutrição e Dietoterapia. Roca, 2003

Este material foi elaborado pelo Fleury, tendo caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico.


terça-feira, 18 de agosto de 2009

ENIGMAS MATEMÁTICOS

Quanto tempo leva um trem, de um quilometro de comprimento para atravessar um túnel de um km de comprimento, andando a 1 km por minuto?
Resposta: dois minutos, pois o trem levara um minuto para entrar no túnel, e outro para percorre-lo inteiramente


Você precisa cozinhar um ovo por dois minutos exatos, mas tem somente uma ampulheta que marca 5 minutos e outra que marca 3 minutos. Como fazer?
Resposta: vire as duas ampulhetas simultaneamente. Quando a ampulheta de três minutos se esgotar, restarão dois minutos exatos na ampulheta de cinco minutos.


Você precisa fazer uma viagem de carro de 18.000km. Os pneus de seu veículo só duram 12.000km. Qual o número mínimo de pneus reservas você precisa levar?
Resposta: você precisa levar dois pneus somente:findo os primeiros seis mil quilômetros, você coloca os dois pneus reservas para rodar. Após doze mil quilômetros, você retira os pneus que não foram substituídos e recoloca os outros dois que já rodaram seis mil quilômetros.


Um tijolo pesa 1 kg mais meio tijolo. Qual o peso do tijolo?
Resposta: o tijolo pesa dois kg. Ora, se ele pesa um kg mais meio tijolo, obviamente meio tijolo pesa um kg. O peso total, portanto é de dois kg.


Como no exemplo, você deve usar todos os recursos matemáticos para fazer com que o resultado da seqüência de números seja sempre "6":
1 1 1 = 6
2+2+2 = 6
3 3 3 = 6
4 4 4 = 6
5 5 5 = 6
6 6 6 = 6
7 7 7 = 6
8 8 8 = 6
9 9 9 = 6

Resposta: Como a maioria dos problemas matemáticos, este não tem somente uma única solução. As que eu proponho são: um sobre zero virgula cinco mais um sobre zero virgula cinco mais um sobre o virgula cinco, igual a seis; três vezes três menos três igual a 6; quatro sobre dois mais quatro sobre dois mais quatro sobre dois igual a seis; cinco dividido por cinco mais cinco igual a seis; seis vezes seis dividido por seis igual a seis ou seis mais seis menos seis igual a seis; sete dividido por sete menos sete igual a seis; oito sobre quatro mais oito sobre quatro mais oito sobre quatro igual a seis; nove sobre seis, mais nove sobre seis mais nove sobre três igual a seis. Mas insisto que estas não são as únicas respostas possíveis...


Você precisa atravessar um rio com um leão, um carneiro e um fardo de capim. Na canoa, só cabe um animal ou o fardo de capim por vez. Se você levar o capim, o leão come o carneiro; se levar o leão, o carneiro come o capim. Como fazer?
Resposta: Leve primeiro o carneiro (o leão não come o capim!). Volte e pegue o leão e leve para a outra margem. Volte trazendo o carneiro. Deixe o carneiro e leve o capim (deixando, novamente, o leão e o capim juntos!) . A seguir, retorne e leve o carneiro.


Um homem vai visitar sua namorada. Ao chegar no prédio da amada, ele entra no elevador, sobe até o 10° andar. De lá, segue, pelas escadas, até o 18° andar, onde mora a moça. Na hora de ir embora, chama o elevador, no 18° andar, descendo direto até o térreo.
Sabendo-se que o homem não é atleta (e não sobe as escadas para fazer exercícios...) nem o elevador encontra-se quebrado, explique porque ele age desta forma.
Resposta: Simples: o homem é baixinho, e só consegue apertar o botão do 10°andar. Por isso tem que terminar a subida pelas escadas...


Um pergunta de lógica jurídica: um homem pode casar com a irmã de sua viúva? Resposta: Obviamente que não. Se sua mulher é viúva, então o "pretendente" já morreu!
Até quando um trem pode entrar no túnel?
Resposta: Só até a metade do túnel. Depois ele estará saindo.
Este problema teria sido proposto por Einstein. Não sei se é verdade, mas é bem interessante. É só baixar no seu computador e jogar. Teste de Einstein



QUEBRA-CABEÇA COM AS SIGLAS DOS ESTADOS DO BRASIL
Problema proposto pelo amigo Paulo Bouhid
"Este quebra-cabeça consiste em se formar determinadas palavras, umas mais conhecidas do que outras, a partir de uma pista dada, justapondo-se algumas siglas dos Estados do Brasil. Em alguns casos, a pista dada para a obtenção da palavra, não se refere a seu significado mais corriqueiro, apenas para dificultar um pouco mais. As siglas deverão ser usadas com as letras na ordem em que aparecem na sigla. Os acentos são dispensáveis. E a repetição de uma sigla, numa palavra, é permitida". Problema
Solução
QUEBRA-CABEÇA COM AS SIGLAS DOS ESTADOS DO BRASIL


Este quebra-cabeça consiste em se formar determinadas palavras, umas mais conhecidas do que outras, a partir de uma pista dada, justapondo-se algumas siglas dos Estados do Brasil. Em alguns casos, a pista dada para a obtenção da palavra, não se refere a seu significado mais corriqueiro, apenas para dificultar um pouco mais. As siglas deverão ser usadas com as letras na ordem em que aparecem na sigla. Os acentos são dispensáveis. E a repetição de uma sigla, numa palavra, é permitida.

Para os que não se recordam, segue abaixo a relação dos Estados (incluída aí a do Distrito Federal) e suas siglas :


Amazonas – AM Pará - PA Roraima – RR Rondônia – RO
Acre – AC Amapá - AM Maranhão - MA Piauí - PI
Ceará – CE Rio G. do Norte - RN Paraíba - PB Pernambuco - PE
Sergipe –SE Alagoas - AL Bahia – BA Espírito Santo - ES
Rio de Janeiro - RJ Minas Gerais - MG São Paulo - SP Paraná - PR
Santa Catarina - SC Rio G. do Sul - RS Mato Grosso - MT M. Grosso do Sul - MS
Tocantins – TO Goiás - GO Distrito Federal - DF -

Aí vão elas :

01 _________Cano ou orifício destinado a dar vazão a qualquer líquido
02 _________Tipo de madeira
03 _________O resíduo da fibra, depois de penteada
04 _________Cola escrita (gíria entre estudantes)
05 _________Ladino, esperto
06 _________Coisa complicada, difícil de fazer (sentido figurado)
07 _________Físico francês, inventor
08 _________Refúgio, abrigo
09 _________Qualquer dos minerais de clivagem muito fácil
10 _________Membrana que reveste a base do bico de certas aves
11 _________Ponta de ferro ou de madeira
12 _________Órgão do corpo humano
13 _________Que tem pernas altas
14 _________Comida, bóia (gíria)
15 _________Pequenina abertura na epiderme foliar e caulinar
16 _________Diz-se dos órgãos que se desenvolvem da base para o ápice



E, para encerrar, a maior palavra que conseguimos formar (ela deve ser conhecida por poucos). Seu significado é : “ausência dos pigmentos em quaisquer partes nas quais deveriam estar presentes”) :
17 ________________



SOLUÇÃO :

01) ES – GO – TO

02) PE – RO – BA

03) ES – TO – PA

04) PA – PI – RO

05) MA – RO – TO

06) ES – PE – TO

07) PA – SC – AL

08) AM – PA – RO

09) ES – PA – TO

10) CE – RO – MA

11) ES – PI – GO

12) ES – TO – MA – GO (estômago)

13) PE – RN – AL – TO

14) GO – RO – RO – BA

15) ES – TO – MA – TO (estômato)

16) AC – RO – PE – TO (acrópeto)


E, finalmente :

17) AC – RO – MA – TO – SE


Brincadeira - Jogo do dia do Nascimento!

Escolha o NÚMERO do mês em que você nasceu:
1. - Eu subi em
2. - Eu mordi
3. - Eu soquei
4. - Eu cantei para
5. - Eu me apaixonei por
6. - Eu falei com
7. - Eu dei meu telefone para
8. - Eu marquei um encontro com
9. - Eu dancei com
10. - Eu abracei
11. - Eu casei com
12. - Eu beijei

Escolha o DIA do mês em que você nasceu:
1. - Um mendigo
2. - A sua empregada
3. - Uma banana
4. - Um garfo
5. - Um (a) Mexicano (a)
6. - Um Gangster
7. - Um ninja
8. - Um ipod
9. - O (a) namorado (a) do (a) minha (meu) melhor amiga (o)
10. - Um bode
11. - Meu cachorro
12. - Meu pai
13. - O computador
14. - Meu professor de ciências
15. - Minhas meias
16. - Eu mesmo
17. - Uma coca
18. - Uma lhama
19. - Um pepino
20. - Um bichinho de pelúcia
21. - Um soldado vesgo
22. - Um policial
23. - Um livro
24. - Uma bola de futebol
25. - Meu psiquiatra
26. - Minha vizinha
27. - Minha cachorra
28. - Um DVD player
29. - Um clipe de papel
30. - Um lambari
31. - Um celular

Escolha a COR da sua camisa atual:
Branca - Porque eu estava perturbado(a).
Preta - Porque eu estava biritingado(a).
Rosa - Porque eu sou patricinha.
Vermelha - Porque as vozes me mandaram.
Azul - Porque eu não sei me controlar.
Verde - Porque eu me odeio.
Rosa - Porque sou azarado(a).
Cinza - Porque eu quis.
Amarela - Porque alguém me ofereceu R$ 1.000,00.
Laranja - Porque eu odeio minha vizinha.
Sem camisa - Porque eu estava com calor e nervoso.
Listado - Porque fiz xixi na cama.
Xadrez - Porque sou inteligente.
Estampado - Porque sou estranho.
Outra - Porque, sei lá.

Junte tudo e escreva o que deu!

conteúdo retirado de sites e modificados conforme a realidade de nossas crianças.


INTERPRETANDO E BRINCANDO

Caça – palavras divertido

Lindo Balão Azul

Guilherme Arantes

Eu vivo sempre no mundo da lua.

Porque sou um cientista
O meu papo é futurista.
É lunatico

Eu vivo sempre no mundo da lua

Tenho alma de artista
Sou um gênio sonhador
E romântico

Eu vivo sempre no mundo da lua

Porque sou aventureiro
Desde o meu primeiro passo
Pro infinito

Eu vivo sempre no mundo da lua

Porque sou inteligente e
Se você quer vir com a gente
Venha que será um barato

Pega carona nessa cauda de cometa
Ver a Via - Láctea, estrada tão bonita
Brincar de esconde-esconde numa nebulosa
Voltar para casa nosso lindo Balão azul

Encontre as seguintes palavras e circule:

Futurista = lunático = via – láctea = lua = cometa = nebulosa = infinito

Faça um vocabulário na lousa ou papel pardo sobre o que as crianças acham que significam as palavras acima;

Depois passe o seu significado fazendo uma comparação e interpretação;

Aproveite para abordar os 40 anos da chegada do homem a lua;

Divida a sala em grupos e peça que dramatizem a música;

Cante com eles;

Use a imaginação.



CURIOSIDADES

Nossos corpos são máquinas incríveis. O cérebro trabalha a uma velocidade muito maior que um carro de Fórmula 1, o coração bate 100 mil vezes ao dia e a cabeça abriga mais de 120 mil fios de cabelo. Acontece, que ao nascer, você veio sem um manual de instruções.

Do lado de fora, somos bastante diferentes no que se refere à cor da pele e dos cabelos, à estrutura física, à altura. Internamente, porém, parecemos verdadeiros gênios. Centenas de ossos, quilômetros de veias e trilhões de células, trabalham em conjunto para por essa máquina em funcionamento.

A pele é o maior órgão do corpo humano. Num adulto médio, ela têm 2 metros quadrados de extensão. Sua espessura varia de meio a seis milímetros, dependendo da área em que se encontra. Corresponde a 16% do peso total do corpo. Funciona como uma capa que protege os órgãos internos.

O corpo de um recém-nascido tem 300 ossos. Em um adulto, esse número baixa para 206. Isso acontece porque ao longo da vida, alguns ossos se fundem e formam um só.

O fêmur é o osso mais comprido do corpo humano. É o que fica na coxa. Numa pessoa de 1,80 metros, ele tem cerca de cinqüenta centímetros. O menor osso, o estribo, fica dentro do ouvido e mede 0,25 centímetros.

Os ossos representam 14% do peso total do corpo humano.

O desenvolvimento do esqueleto humano se completa aos 22 anos.

O coração bate 70 vezes por minuto. Isso quer dizer que dá 100 mil batidas por dia, 3 milhões por mês e 37 milhões por ano. O coração da mulher é um pouco mais acelerado. Ao longo de um minuto, dá 8 batidas a mais do que o do homem. Nos recém-nascidos, o coração bate 120 vezes por minuto.

Em um minuto, o coração lança cinco litros de sangue em todo o corpo. Ele é uma bomba que movimenta quatrocentos litros de sangue por hora. Tem dois movimentos: SÍSTOLE E DIÁSTOLE. A sístole, quando ele se contrai, se encarrega da distribuição do sangue. O coração descansa durante a diástole.

Num adulto, pesa de 280 a 340 gramas. É dividido em quatro partes: Dois átrios, que recebem o sangue das veias, e dois grandes ventrículos, na parte de baixo, que impulsionam o sangue para dentro das artérias.

Uma pessoa normal possui cerca de cinco litros de sangue, representando até 7% de seu peso. Ele é vermelho vivo nas artérias e vermelho escuro nas veias. São 96500 km de veias e artérias.

A temperatura do sangue no coração é de 38,8 graus. No fígado ela aumenta para quarenta graus.

A principal fábrica de sangue é a medula óssea. Produz 200 mililitros de sangue por minuto.

Por que as pessoas gaguejam?

O gago tem um distúrbio no ritmo da linguagem que pode ter sido causado por fatores psicológicos, problemas no relacionamento familiar, ciúme, insegurança, ansiedade ou fatores físicos, complicações na hora do parto ou acidentes que provoquem traumatismos no cérebro.

O que é coma?

O paciente perde completamente a consciência, não tem reações nervosas ao estímulo externo. Os comas mais profundos, que podem durar anos, são causados pela escassez ou inexistência de oxigenação do cérebro, gerando lesões irreversíveis. Uma pessoa sem oxigênio perderá os sentidos em trinta segundos e entrará em coma depois de um minuto. A morte cerebral indica que a pessoa está desenganada, mesmo que o coração continue batendo.

Por que enjoamos no ônibus?

O sistema nervoso autônomo, responsável pelos movimentos involuntários do corpo, percebe o balanço do veículo, em razão das variações consecutivas na posição do labirinto do ouvido, que comanda o equilíbrio do organismo. Isso causa uma série de alterações orgânicas, como vertigens, contração do estômago e secreção dos sucos gástricos, provocando mal-estar e vômito.

Por que algumas pessoas espirram ao olhar para o sol?

Essa reação chama-se reflexo cruzado. Qualquer luz forte a provoca. No cérebro, existem doze pares de nervos que levam mensagens motoras e sensoriais para o sistema nervoso. As mensagens do nervo que cuida da visão passam por vias muito próximas às enviadas pelo nervo olfatório e pelo trigêmeo, que comanda a contração dos nervos da mucosa nasal. O espirro, então, é inevitável.

Quais são as causas do ronco?

É uma obstrução parcial das vias respiratórias, que pode ocorrer em razão de um desvio do septo nasal, de rinites ou sinusites. A obstrução relaxa os músculos do tórax, o que induz à abertura involuntária da boca. O ar, entrando na boca, encontra resistência à sua passagem na língua, na úvula (a campainha) e nas amígdalas. Por isso, vibra e faz aquele barulho de britadeira.

O que é sonambulismo?

Ele é provocado por uma arritmia cerebral, geralmente hereditária, e acontece com mais freqüência entre crianças de três a dez anos. Trata-se de um distúrbio benigno que ocorre na primeira das seis passagens noturnas de um sono mais profundo para um mais superficial. As funções motoras despertam, enquanto a consciência continua dormindo. O sonâmbulo se movimenta, mas não sabe o que está acontecendo.

Quando se dorme, perde-se os sentidos na seguinte ordem: visão, paladar, olfato, audição e tato. O tato é o sentido que desperta ao mais leve toque sobre a pele. Ele é o vigia do corpo adormecido. Na hora de acordar, os sentidos voltam nessa ordem: tato, audição visão, paladar e olfato.

O período mais longo que uma pessoa já conseguiu ficar sem dormir foi de aproximadamente doze dias. Napoleão Bonaparte dormia quatro horas por noite, enquanto Albert Eintein precisava de dez horas de sono.



OUTRAS CURIOSIDADES


1.Quando você espirra, o ar sai do seu nariz a uma média de 160 KM/h.

2.Um cílio dura de noventa a 150 dias e depois cai. Cada olho tem em torno de duzentos cílios.

3.As unhas crescem um centímetro a cada 28 dias. O crescimento é mais rápido na mão direita. As unhas das mãos crescem aproximadamente quatro vezes mais rápidos do que as unhas dos pés.

4. Um adulto elimina três litros de água todos os dias, por meio da urina, do suor e da respiração.

5. Cada soluço dura até menos do que um segundo. Os soluços ocorrem a uma frequência normal e regular de 5 a 25 vezes por minuto. Mas o LIVRO DOS RECORDES registra uma crise de soluço que durou 57 anos.

6. O intestino delgado mede de seis a nove metros de comprimento. O intestino grosso tem um metro e meio mas é três vezes mais largo.

7. Cada sílaba que o homem pronuncia põe em movimento 72 músculos do corpo. Para sorrir, ele usa catorze músculos. Para beijar, 29.

8. A coluna vertebral tem 33 vértebras.

9. Os dois pulmões têm 300 milhões de alvéolos, responsáveis pelas trocas gasosas. Se pudessem ser espalhados pelo chão, eles cobririam uma quadra de tênis.

10. O nariz pode perceber até 6850 cheiros diferentes.

11. Freqüência média de respiração de uma pessoa sentada: catorze a dezoito vezes por minuto.

12. O horário de maior freqüência de ataques cardíacos é das seis da manhã ao meio dia. (Um ataque cardíaco acontece quando parte de seu coração não recebe oxigênio em quantidade suficiente. Placas (fragmentos de colesterol) podem crescer no interior das artérias diminuindo seu diâmetro. Além disso, coágulos sangüíneos podem então se formar nesta artéria estreitada e bloqueá-la)

OBS: Infarto: O infarto do miocárdio se dá quando o suprimento de sangue a uma parte do músculo cardíaco é reduzido ou cortado totalmente. Isso acontece quando uma artéria coronária está contraída ou obstruída, parcial ou totalmente.

13. Um ser humano inspira seis litros de ar por minuto. Isso é suficiente para encher, em média, três bexigas.

14. Um alimento engolido leva de quatro a oito segundos para chegar ao estômago, onde pode permanecer até quatro horas.

15. A água constitui 70% do corpo humano. Ela é responsável pela metade do peso do corpo. Dentro dele, a água transporta alimentos, resíduos e sais minerais, lubrifica tecidos e articulações, conduz glicose e oxigênio para o interior das células, e regula a temperatura.

16. As impressões digitais formam-se de seis a oito semanas antes do nascimento. Elas nunca são iguais.

17. A temperatura do corpo não permanece ao redor de 37 graus o dia todo. Ela sobe até cerca de 37,2 graus por volta das cinco ou seis horas da tarde e cai gradativamente para 36 graus no meio da madrugada.

18. A capacidade média do estômago de um adulto normal é de dois litros de alimentos, mas esse órgão pode se contrair ou se dilatar, como uma sanfona, de acordo com a necessidade.

19. É necessária uma exposição de aproximadamente um décimo de segundo para que uma boa imagem se estabeleça na retina. Os filmes são exibidos a uma velocidade de 24 quadros por segundo, rápida demais para os seres humanos distinguirem uma imagem isolada. As imagens se misturam umas às outras, dando a ilusão de movimento na tela.

20. As quatro zonas de sensibilidade da língua são:

AMARGO: Fundo;

AZEDO: Laterais do fundo;

SALGADO e DOCE: Frente.

21. As crianças têm mais capacidade de perceber sabores do que os adultos. Elas contam com um terço de células gustativas a mais.

PROPOSTA

Objetivo:

· Superar as dificuldades encontradas pelos professores polivalentes em trabalhar o corpo (em movimento) no dia-a-dia nas Unidades de Educação Infantil, com reflexões baseadas em textos teóricos e práticas corporais, numa perspectiva de reflexão sobre a cultura corporal;

· Desmistificar o conceito de que a escola é reprodutora de conhecimentos e ideologias dominantes, partindo para uma educação onde professores e alunos atuem na criação, inicialmente do professor.

· Refletir sobre como pensamos o nosso corpo hoje, e todo o histórico de como esse corpo foi trabalhado pela escola e sociedade.

· Enfocar os elementos norteadores desse processo através da participação de todos (independente do aspecto físico), envolvendo a integração, a reflexão e a criatividade permeados pelo lúdico.

ATIVIDADES:

· Quebra – cabeça do corpo humano (reconhecendo partes do corpo);

· Atividade lúdica “A floresta”;

· Aquecimento;

· Pega - pega do corpo humano;

· Desenho do corpo humano em dupla em papel pardo;

· Apresentação;

· Finalização com a volta da floresta.


Jogo: Twister

Regras

- Jogo para ser aplicado em qualquer idade;

- Divida a classe em duas equipes;

- Cada equipe escolhe um participante para ser o lançador dos dados;

- Os jogadores se posicionam na lateral do tabuleiro;

- Por meio do 2 ou 1, ou outra combinação, determina-se a ordem dos jogadores;

- Cada equipe em seu tabuleiro, inicia-se o jogo;

- O lançador joga o dado e a pirâmide, um de cada vez;

- A cor válida é a que cair para cima e a parte do corpo válida é a que cair para baixo;

- Seguindo a ordem dos jogadores, cada um realiza o resultado dos dados lançados, mantendo-se na posição até a próxima rodada;

- Em forma de jogo cooperativo, não há vencedor, apenas passará a sua vez para o lançador de dados, e este entrará no jogo. Quando o próximo jogador cair, o lançador entra, assim, sucessivamente;

- Se houver necessidade de um vencedor, apenas o primeiro jogador que cair passará a jogar os dados, e o lançador de dados entrará no jogo. Os demais que forem caindo irão saindo. Ganhará o jogo o último que realizar todos os comandos sem cair.

- Pode-se também fazer um campeonato de um tabuleiro contra o outro, por séries, por sala, dependendo da imaginação, criatividade e objetivo da U. E.

OBS: Pode-se confeccionar quantos tabuleiros acharem necessário, diminuir a quantidade de cores para 4 ou 5, adaptar regras e também os dados por roleta.




Quadrado de César Português e História em 5 minutos

Às vezes aplicar uma atividade diferenciada pode ser bem simples. Mesmo uma atividade que remonte a mais de uma matéria e que seja divertida. Explicarei aqui em poucas linhas a atividade chamada “Quadrado de César”. Júlio César, famoso general romano, considerado por alguns historiadores como o primeiro imperador, teria criado uma forma específica de criptografar suas mensagens, evitando assim que elas caíssem em mãos erradas. Na verdade a preocupação dos romanos com a informação é bem mais antiga e remonta aos diplomas romanos (duas placas de chumbo com um lacre, que continham o mesmo texto na parte de dentro e de fora, o que impedia falsificações).

Poderá sobrar apenas uma casa, sendo completado por * ou outro símbolo.

Exemplo:

m

e

s

t

r

e

n

ã

o

u

q

e

l

e

u

q

a

é

e

a

p

r

e

n

d

e

u

m

r

a

n

i

s

n

e

a

a

s

a

q

u

e

l

e

q

a

a

n

i

s

n

e

e

u

a

p

r

e

n

d

e

r

*

________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7 x 9 = 63 ou 9 x 7 = 63

Total de letras = 62


ELAINE

ATP DE EDUCAÇÃO FÍSICA

AGOSTO DE 2009



IDEIAS DE ATIVIDADES RETIRADAS DE SITES, COM O CONTEÚDO MODIFICADO PARA SEREM UTILIZADOS DE ACORDO COM A REALIZADE DE NOSSAS CRIANÇAS