quinta-feira, 29 de julho de 2010

1° Congresso Brasileiro de Educação Física Escolar

Fonte: Portal da Educação Física
 
 
 
 
APRESENTAÇÃO DO EVENTO


Amigos,

É com satisfação que convido todos a participar do 1o Congresso Brasileiro de Educação Física Escolar. Um evento que esperamos possa marcar a atuação profissional dos que tem paixão por essa área, oferecendo a qualidade dos maiores mestres no assunto, de forma consistente e relevante.

Este ciclo de palestras e oficinas tem este compromisso, ou seja, congregar professores, alunos e equipe escolar para analisar e discutir possibilidades para a Educação Física na Escola. O eixo central das discussões versará sobre possibilidades de práticas pedagógicas e temas de interesse dos professores, a saber: educação física e cultura, esporte e educação, ensino de conceitos, avaliação em educação física, organização curricular, mapeamento social e cultural dos alunos, coordenação motora e relações com a educação física escolar e, finalmente, propostas de ensino de dança/atividades rítmicas, do jogo/esporte e das artes marciais/lutas.

Esperamos que todos possam desfrutar deste momento de formação profissional e pessoal e, desde já, agradecemos a sua participação.



Prof. Dr. Osvaldo Luiz Ferraz
Diretor Pedagógico



quarta-feira, 14 de julho de 2010

AULA DE MOVIMENTO "CORPO HUMANO" 2009

ATIVIDADE DESENVOLVIDA PELO 2º ANO (1ª SÉRIE)

PEGA - PEGA DO CORPO HUMANO CADA UM QUE FOR PEGO DEVE COLOCAR A MÃO NO LOCAL TOCADO PELO COLEGA E ESPERAR SER SALVO SEPARADOS EM GRUPOS, DESENHAR O CORPO HUMANO

UM DO GRUPO SERÁ O MEDELO E OS OUTROS O DESENHISTA
DEPOIS DE DESENHADO DEVERÃO ESCREVER AS PARTES DO CORPO QUE FORAM TOCADAS
CADA GRUPO IRÁ APRESENTAR O SEU CORPO, UM AJUDANDO O OUTRO A LER
POSE PARA A FOTO ANTES DE VOLTAR PARA A SALA DE AULA


OBJETIVO DA AULA: Sondagem do que a criança já conhece, tanto na parte prática de habilidades com o corpo, condição física, comunicação, expressão, interesse, conhecimento das partes do corpo humano e a fase que se encontram quanto a assimilação de regras, como também identificar as fases da escrita que se encontram para futuras intervenções para auxílio da criança no seu ensinoapredizagem.

Elaine
ATP de educação física







sexta-feira, 9 de julho de 2010

Youtube EDU: aulas gratuitas de universidades americanas

Youtube EDU: aulas gratuitas de universidades americanas

No canal do serviço de vídeos, usuário tem acesso gratuito a conteúdo produzido por grandes instituições Link da matéria:
Youtube EDU
Que tal assistir a aulas e palestras das principais universidades americanas de graça, e no conforto de sua casa? Isso é possível com o Youtube Edu, canal do Youtube dedicado a conteúdo produzido pelas instituições. UCLA, Stanford, Dartmouth e Universidade de Rhode Island são 4 entre as mais de 300 Universidades e colégios presentes por aqui, no espaço que já é o maior da rede quando o assunto é vídeo-aula. Hoje, mais de 65 mil vídeos de 350 cursos diferentes estão disponíveis para qualquer internauta.
E caso você não saiba falar inglês, não tem problema. Com um recurso disponibilizado recentemente pelo Youtube, é possível criar legendas de todos os vídeos em português. Primeiro, clique no botão Closed Caption e selecione a opção “Transcrever Áudio”. A partir de então, tudo o que é falado será transcrito sob a forma de legenda. Agora, clique de novo no botão “Closed Caption”, selecione a opção “Traduzir Legendas” e escolha a opção “Português”. Pronto! Taí o conteúdo exibido de uma forma compreensível para você. É claro que traduções automáticas nunca são perfeitas, mas o recurso já quebra um galho e tanto! Divirta-se em meio às vídeo-aulas e incremente o seu currículo!

http://olhardigital.uol.com.br/jovem/central_de_videos/youtube-edu-aulas-gratuitas-de-universidades-americanas/11143

FONTE: http://olhardigital.uol.com.br

Álbum de figurinhas da FIFA, agora, em versão digital

Álbum de figurinhas da FIFA, agora, em versão digital

Uma das paixões que acompanha a Copa do Mundo de futebol também na web Link desta matéria:
Álbum FIFA

Não importa a idade: a nova mania entre adultos e crianças é o álbum de figurinhas da Copa do Mundo. Mas se você prefere uma opção gratuita e tão divertida quanto, fique de olho nessa dica. A Fifa lançou uma versão virtual do álbum. Basta fazer um cadastro e brincar de completar o seu.
Depois de cadastrado, o usuário é levado para uma espécie de rede social do futebol, onde é possível criar o seu próprio avatar, preencher o perfil com informações pessoais, chamar os amigos e participar de promoções exclusivas. Mas o legal está na aba “Games”. Uma das opções gratuitas apresentadas aqui é o álbum virtual de figurinhas. É só ativar e começar a jogar na hora!
Logo de cara, você terá 6 pacotinhos com 5 figurinhas em cada. Rasgue um por um e cole os jogadores nos seus respectivos espaços. Caso tenha alguma figurinha repetida, deixe aqui nessa pilha, e solicite a troca com outros jogadores clicando neste botão. Também é possível criar uma equipe junto aos seus amigos para que o seu álbum seja completado ainda mais rápido. E os jogadores que conseguirem todas as figurinhas até o dia 16 de julho vão concorrer a uma edição especial do álbum encadernada em capa dura, com todos os cromos dos jogadores e dos estádios.
Por que não começar a montar o seu álbum agora? É de graça e o link está logo acima. Boa sorte e boa diversão!

FONTE:  http://olhardigital.uol.com.br

PORTAL DO PROFESSOR

Pela web, projeto capacita professores ao mundo digital

Aulas gratuitas estão disponíveis para qualquer professor do Brasil Links desta matéria:
Projeto Elementos


Portal do Professor


Cada vez mais, PCs estão invadindo as salas de aula. O difícil tem sido os professores acompanharem o ritmo dos alunos, que já nascem com as mãos no teclado e com os olhos nos monitores. Por isso, a Intel tem um projeto mundial que pretende ajudar os professores a utilizar melhor a informática no seu dia-a-dia, e transformar o PC em um instrumento fundamental no processo de aprendizagem.

“Em um primeiro momento é pensar como é que eu consigo adicionar elementos de tecnologia na sala de aula e aí ela vira não necessariamente a sala de aula física. Adicionar esses elementos à sala de aula, para que ele possa trabalhar junto com os alunos para que eles possam construir o conhecimento, ou de matemática, ou de português, ou de física, ou dos três juntos. Que é uma proposta, digamos, mais moderna”, diz Rubem Saldanha, Gerente de Educação da Intel

O Projeto Elementos foi lançado no início do ano na versão em inglês. Agora, quatro meses depois, chega por aqui na versão em português. E não foi só a tradução de algumas adaptações para a realidade brasileira que fizeram parte do processo.

“A gente trabalha com professores locais aqui de universidade, estudantes de doutorado na área de educação e tecnologia para que eles possam fazer adaptações inclusive nos parâmetros curriculares nacionais, que é o nosso guia na área de educação”, explica Rubem Saldanha, Gerente de Educação da Intel

São 5 módulos, cada um com 16 horas. E as aulas online e gratuitas estão disponíveis para qualquer professor do Brasil, tanto no Portal do Professor do MEC quanto no site da Intel. Para fazer parte, basta se cadastrar e seguir os passos na tela. Quer saber os links? Então acesse os endereços que publicamos no início do texto!

FONTE: http://olhardigital.uol.com.br

CALCULADORA ECOLÓGICA

Ferramenta na web faz uma análise se baseando em seus hábitos alimentares, questiona a frequência com que você faz compras, além de outras perguntas de diversos temas

segunda-feira, 5 de julho de 2010

PROJETO BEISEBOL ACONTECE EM POÁ

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO INOVA COM PROJETO DE BEISEBOL

O Secretario Municipal de Educação de Poá,Professor Carlos Humberto Martins Duarte, está apoiando o Projeto de Beisebol que será desenvolvido no 2º semestre pelo professor de Educação Física André L. B. Farávola e coordenado pelas ATPs de Educação Física, Elaine P. de Souza e Vitória C. Pelegrini, do Núcleo de Desenvolvimento Pedagógico (NUDE). Este Projeto tem por objetivo desenvolver a socialização, disciplina, raciocínio lógico, senso crítico, entre outros. Oferece também o conhecimento de uma nova cultura esportiva. Como um projeto piloto, será desenvolvido inicialmente, com alunos de 4ª série (5º ano) da Emeb Heitor Gloeden, com o apoio da equipe gestora. Todo o material utilizado nesta modalidade é oferecido pelo próprio Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi localizado no Bom Retiro,capital, sendo este o maior estádio da América Latina. As atividades serão desenvolvidas todos os sábados, de agosto a novembro.O transporte será realizado com os novos ônibus da Secretaria Municipal de Educação,que também oferecerá um delicioso lanche para essas crianças.