quarta-feira, 27 de outubro de 2010

2º PASSEIO CICLÍSTICO ESCOLAR 2010 "SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE POÁ"




SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
 

 

No próximo dia 06 de novembro acontecerá o segundo passeio ciclistico escolar realizado com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Poá e ATPs de Educação Física Elaine e Vitória.
O evento será realizado no município de Poá (SP) no bairro Jd Débora com saída da Emeb José Joaquim de Souza.
O percurso acontecerá pelos arredores do bairro onde o departamente de trânsito dará total apoio pelas ruas da cidade e conduzido por ciclistas, Professores de Educação Física Elias, Reinaldo, Ubiratan e ATPs Elaine e Vitória e carros de apoio. 
Todos os alunos participantes receberão instruções durantes as aulas de educação física sobre regulamento do evento e assuntos relacionados ao uso da bicicleta como tranporte, lazer e competição.
Teremos um mini bike park para os alunos brincarem e atrações com os atletas do bike trial e freeride, que além da apresentação irão falar um pouco sobre a modalidade.
A Educação Física abre as suas portas para um evento pioneiro dentro do contexto escolar,  contemplando  um grande momento esportivo e cultural para as crianças.


Segue o cronograma do evento:

9:00h Abertura oficial do evento
9:30 inicio do passeio ciclistico
10:30 Inicio das apresentações
12:00 encerramento do evento


O Passeio ciclistico conta a supervisão e apoio da Secretaria Municipal de Educação, apoios supermercadosVeran, Urban rides, biketoor, sabesp, departamento de trânsito, Edu perna bike trial performance, ESC treinamento de ciclismo.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

21ª BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO

A Bienal do Livro

A Bienal Internacional do Livro de São Paulo é o grande momento do livro no Brasil. É palco para o encontro das principais editoras, livrarias e distribuidoras do país, que preparam seus lançamentos para esse período.
Um local de bons negócios! Atrai jornalistas, empresários e escritores do mundo inteiro e com ótima visibilidade na mídia.
Além da larga oferta de livros, a Bienal do Livro oferece uma intensa programação cultural, desenvolvida para despertar o gosto pela leitura em mais de 700 mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos. Algumas atividades estão previstas para personalizar ainda mais a programação, durante os 11 dias do evento.
Os números iniciais já permitem antever que a 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo será um marco na história das Bienais. Alguns deles:

Pavilhão com área de 60 mil m²

- Teto com novo isolamento
- Melhorias na iluminação
- Piso totalmente nivelado
- Banheiros reformados
- Sistema do estacionamento eletrônico, entre outras

350 expositores nacionais e estrangeiros, representando mais de 900 selos editoriais

Público esperado acima de 700 mil pessoas

Visitação escolar programada para receber mais de 180 mil estudantes do Ensino Fundamental e Médio


21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

 Data e Horário:
Dia 12 de Agosto: das 10h às 22h
    - Exclusivo para os profissionais do setor literário
Dia 13 de Agosto: das 10h às 22h PROMOÇÃO ESPECIAL!*
    - Público em geral
Dias 13 a 21 de Agosto: das 10h às 22h
    - Público em geral

Dia 22 de Agosto: das 10h às 20h, com entrada so até as 18h
    - Público em geral

*PROMOÇÃO ESPECIAL! Entrada gratuita para quem comparecer ao evento fantasiado do seu personagem favorito.
Para validar a sua entrada na Bienal do Livro é obrigatório apresentar uma foto do personagem representado.

 Local:
Pavilhão de Exposições do Anhembi
São Paulo, SP

 Ingressos: vendas apenas na bilheteria da Bienal do Livro de São Paulo
Entrada inteira – R$ 10,00
Meia-entrada – R$ 5,00**

**Os estudantes devem apresentar documento de identificação estudantil com data de validade. Caso no documento apresentado não conste data de validade, deverá ser apresentado outro que comprove a matrícula ou a frequência no ano letivo em curso acompanhado de carteira de identidade.

Os idosos, acima de 65 anos, não pagam ingresso apresentando carteira de identidade para comprovação.

Menores de 12 anos não pagam.

 Foto e filmagem:
Fotos e/ou filmagem de estandes e/ou produtos só podem ser feitas com expressa autorização do Expositor.

ATENÇÃO: Ao participar da Bienal Internacional do Livro, VISITANTES e EXPOSITORES estão cientes e concordam que fotografias e filmagens feitas durante o evento poderão ser utilizadas pelos organizadores para promoção do setor e do evento.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

1° Congresso Brasileiro de Educação Física Escolar

Fonte: Portal da Educação Física
 
 
 
 
APRESENTAÇÃO DO EVENTO


Amigos,

É com satisfação que convido todos a participar do 1o Congresso Brasileiro de Educação Física Escolar. Um evento que esperamos possa marcar a atuação profissional dos que tem paixão por essa área, oferecendo a qualidade dos maiores mestres no assunto, de forma consistente e relevante.

Este ciclo de palestras e oficinas tem este compromisso, ou seja, congregar professores, alunos e equipe escolar para analisar e discutir possibilidades para a Educação Física na Escola. O eixo central das discussões versará sobre possibilidades de práticas pedagógicas e temas de interesse dos professores, a saber: educação física e cultura, esporte e educação, ensino de conceitos, avaliação em educação física, organização curricular, mapeamento social e cultural dos alunos, coordenação motora e relações com a educação física escolar e, finalmente, propostas de ensino de dança/atividades rítmicas, do jogo/esporte e das artes marciais/lutas.

Esperamos que todos possam desfrutar deste momento de formação profissional e pessoal e, desde já, agradecemos a sua participação.



Prof. Dr. Osvaldo Luiz Ferraz
Diretor Pedagógico



quarta-feira, 14 de julho de 2010

AULA DE MOVIMENTO "CORPO HUMANO" 2009

ATIVIDADE DESENVOLVIDA PELO 2º ANO (1ª SÉRIE)

PEGA - PEGA DO CORPO HUMANO CADA UM QUE FOR PEGO DEVE COLOCAR A MÃO NO LOCAL TOCADO PELO COLEGA E ESPERAR SER SALVO SEPARADOS EM GRUPOS, DESENHAR O CORPO HUMANO

UM DO GRUPO SERÁ O MEDELO E OS OUTROS O DESENHISTA
DEPOIS DE DESENHADO DEVERÃO ESCREVER AS PARTES DO CORPO QUE FORAM TOCADAS
CADA GRUPO IRÁ APRESENTAR O SEU CORPO, UM AJUDANDO O OUTRO A LER
POSE PARA A FOTO ANTES DE VOLTAR PARA A SALA DE AULA


OBJETIVO DA AULA: Sondagem do que a criança já conhece, tanto na parte prática de habilidades com o corpo, condição física, comunicação, expressão, interesse, conhecimento das partes do corpo humano e a fase que se encontram quanto a assimilação de regras, como também identificar as fases da escrita que se encontram para futuras intervenções para auxílio da criança no seu ensinoapredizagem.

Elaine
ATP de educação física







sexta-feira, 9 de julho de 2010

Youtube EDU: aulas gratuitas de universidades americanas

Youtube EDU: aulas gratuitas de universidades americanas

No canal do serviço de vídeos, usuário tem acesso gratuito a conteúdo produzido por grandes instituições Link da matéria:
Youtube EDU
Que tal assistir a aulas e palestras das principais universidades americanas de graça, e no conforto de sua casa? Isso é possível com o Youtube Edu, canal do Youtube dedicado a conteúdo produzido pelas instituições. UCLA, Stanford, Dartmouth e Universidade de Rhode Island são 4 entre as mais de 300 Universidades e colégios presentes por aqui, no espaço que já é o maior da rede quando o assunto é vídeo-aula. Hoje, mais de 65 mil vídeos de 350 cursos diferentes estão disponíveis para qualquer internauta.
E caso você não saiba falar inglês, não tem problema. Com um recurso disponibilizado recentemente pelo Youtube, é possível criar legendas de todos os vídeos em português. Primeiro, clique no botão Closed Caption e selecione a opção “Transcrever Áudio”. A partir de então, tudo o que é falado será transcrito sob a forma de legenda. Agora, clique de novo no botão “Closed Caption”, selecione a opção “Traduzir Legendas” e escolha a opção “Português”. Pronto! Taí o conteúdo exibido de uma forma compreensível para você. É claro que traduções automáticas nunca são perfeitas, mas o recurso já quebra um galho e tanto! Divirta-se em meio às vídeo-aulas e incremente o seu currículo!

http://olhardigital.uol.com.br/jovem/central_de_videos/youtube-edu-aulas-gratuitas-de-universidades-americanas/11143

FONTE: http://olhardigital.uol.com.br

Álbum de figurinhas da FIFA, agora, em versão digital

Álbum de figurinhas da FIFA, agora, em versão digital

Uma das paixões que acompanha a Copa do Mundo de futebol também na web Link desta matéria:
Álbum FIFA

Não importa a idade: a nova mania entre adultos e crianças é o álbum de figurinhas da Copa do Mundo. Mas se você prefere uma opção gratuita e tão divertida quanto, fique de olho nessa dica. A Fifa lançou uma versão virtual do álbum. Basta fazer um cadastro e brincar de completar o seu.
Depois de cadastrado, o usuário é levado para uma espécie de rede social do futebol, onde é possível criar o seu próprio avatar, preencher o perfil com informações pessoais, chamar os amigos e participar de promoções exclusivas. Mas o legal está na aba “Games”. Uma das opções gratuitas apresentadas aqui é o álbum virtual de figurinhas. É só ativar e começar a jogar na hora!
Logo de cara, você terá 6 pacotinhos com 5 figurinhas em cada. Rasgue um por um e cole os jogadores nos seus respectivos espaços. Caso tenha alguma figurinha repetida, deixe aqui nessa pilha, e solicite a troca com outros jogadores clicando neste botão. Também é possível criar uma equipe junto aos seus amigos para que o seu álbum seja completado ainda mais rápido. E os jogadores que conseguirem todas as figurinhas até o dia 16 de julho vão concorrer a uma edição especial do álbum encadernada em capa dura, com todos os cromos dos jogadores e dos estádios.
Por que não começar a montar o seu álbum agora? É de graça e o link está logo acima. Boa sorte e boa diversão!

FONTE:  http://olhardigital.uol.com.br

PORTAL DO PROFESSOR

Pela web, projeto capacita professores ao mundo digital

Aulas gratuitas estão disponíveis para qualquer professor do Brasil Links desta matéria:
Projeto Elementos


Portal do Professor


Cada vez mais, PCs estão invadindo as salas de aula. O difícil tem sido os professores acompanharem o ritmo dos alunos, que já nascem com as mãos no teclado e com os olhos nos monitores. Por isso, a Intel tem um projeto mundial que pretende ajudar os professores a utilizar melhor a informática no seu dia-a-dia, e transformar o PC em um instrumento fundamental no processo de aprendizagem.

“Em um primeiro momento é pensar como é que eu consigo adicionar elementos de tecnologia na sala de aula e aí ela vira não necessariamente a sala de aula física. Adicionar esses elementos à sala de aula, para que ele possa trabalhar junto com os alunos para que eles possam construir o conhecimento, ou de matemática, ou de português, ou de física, ou dos três juntos. Que é uma proposta, digamos, mais moderna”, diz Rubem Saldanha, Gerente de Educação da Intel

O Projeto Elementos foi lançado no início do ano na versão em inglês. Agora, quatro meses depois, chega por aqui na versão em português. E não foi só a tradução de algumas adaptações para a realidade brasileira que fizeram parte do processo.

“A gente trabalha com professores locais aqui de universidade, estudantes de doutorado na área de educação e tecnologia para que eles possam fazer adaptações inclusive nos parâmetros curriculares nacionais, que é o nosso guia na área de educação”, explica Rubem Saldanha, Gerente de Educação da Intel

São 5 módulos, cada um com 16 horas. E as aulas online e gratuitas estão disponíveis para qualquer professor do Brasil, tanto no Portal do Professor do MEC quanto no site da Intel. Para fazer parte, basta se cadastrar e seguir os passos na tela. Quer saber os links? Então acesse os endereços que publicamos no início do texto!

FONTE: http://olhardigital.uol.com.br

CALCULADORA ECOLÓGICA

Ferramenta na web faz uma análise se baseando em seus hábitos alimentares, questiona a frequência com que você faz compras, além de outras perguntas de diversos temas

segunda-feira, 5 de julho de 2010

PROJETO BEISEBOL ACONTECE EM POÁ

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO INOVA COM PROJETO DE BEISEBOL

O Secretario Municipal de Educação de Poá,Professor Carlos Humberto Martins Duarte, está apoiando o Projeto de Beisebol que será desenvolvido no 2º semestre pelo professor de Educação Física André L. B. Farávola e coordenado pelas ATPs de Educação Física, Elaine P. de Souza e Vitória C. Pelegrini, do Núcleo de Desenvolvimento Pedagógico (NUDE). Este Projeto tem por objetivo desenvolver a socialização, disciplina, raciocínio lógico, senso crítico, entre outros. Oferece também o conhecimento de uma nova cultura esportiva. Como um projeto piloto, será desenvolvido inicialmente, com alunos de 4ª série (5º ano) da Emeb Heitor Gloeden, com o apoio da equipe gestora. Todo o material utilizado nesta modalidade é oferecido pelo próprio Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi localizado no Bom Retiro,capital, sendo este o maior estádio da América Latina. As atividades serão desenvolvidas todos os sábados, de agosto a novembro.O transporte será realizado com os novos ônibus da Secretaria Municipal de Educação,que também oferecerá um delicioso lanche para essas crianças.
 
 

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Feras do Mundial

Ruas pintadas de verde e amarelo, decoradas pelas mãos de torcedores apaixonados pela Seleção Brasileira. Desenhos no asfalto, ídolos caricaturados nos muros. Na década de 1980, a manifestação do amor pelo escrete canarinho era assim. Os jogos do Brasil nas Copas do Mundo iam muito além dos 90 minutos que separavam êxtase da melancolia. O mesmo sorriso que acompanhava a entrada da Seleção em campo era o que decorava as ruas das cidades um mês antes dos craques iniciarem a busca pelo título.
O projeto Feras do Mundial nasceu sem esse nome, escolhido mais tarde pelos internautas. Mas o objetivo estava claramente delineado: incentivar o brasileiro a reacender a paixão pela Seleção Brasileira.
Para criar uma identidade, cinco animais-símbolo da fauna africana (um para cada Copa conquistada pelo Brasil) foram escolhidos. O elefante, o leão, a girafa, o rinoceronte e a zebra. E o que queremos é ver o Brasil pintado de norte a sul, de leste a oeste com estes desenhos. Nos asfaltos, nos muros, nas bandeiras, nas camisetas.
A ideia já foi lançada! E assim como no Globo Esporte, no Globoesporte.com , serão apresentados vídeos, fotos e toda manifestação de amor pela nossa seleção! Faça sua bandeira, seu desenho, seu painel ou sua camiseta e mande o vídeo para nós. Ele poderá ser publicado aqui! Para baixar os desenhos e aprender o passo a passo de todo o processo, clique aqui e vá em frente.
Abaixo links para Elefante:

Abaixo links para Girafa:

Abaixo links para Leão:

MASCOTE E SÍMBOLOS DA COPA 2010

TABELA DOS JOGOS DA COPA

NOVA ESCOLA - COPA 2010

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA SEREM DESENVOLVIDAS NA ESCOLA

quinta-feira, 27 de maio de 2010

TESTE DE ATIVIDADE FÍSICA HABITUAL

TESTE DE ATIVIDADE FISICA HABITUAL

Você é fisicamente ativo(a)? Para cada questão respondida sim, marque o número indicado de ponto. A soma de pontos indicará o quão ativo você é.

ATIVIDADES OCUPACIONAIS DIÁRIAS

1.( ) Eu geralmente vou e volto do trabalho (ou escola) caminhando ou de bicicleta (pelo menos 800 metros cada percurso). * 1 ponto
2.( ) Eu geralmente uso as escadas ao invés do elevador. * 1 ponto
3.( ) Minhas atividades físicas diária podem ser descritas como:
a) Passo a maior parte do tempo sentado e, quando muito caminho de um lugar para o outro (próximo). * 0 pontos
b) Na maior parte do dia realizo atividades físicas moderadas, como caminhar rápido, executo tarefas que requerem movimentação. * 4 pontos
c) Diariamente executo atividades físicas intensas por várias horas (trabalho pesado, esporte, etc.). * 9 pontos

ATIVIDADES DE LAZER

4.( ) Meu lazer inclui algumas horas por semana de atividades físicas leves (passeio de bicicleta, caminhada em ritmo lento, etc.). * 1 ponto
5.( ) Ao menos uma vez por semana, participo de algum tipo de dança (moderada) por uma hora ou mais. * 1 ponto
6.( ) Jogo tênis, voleibol, futebol ou outro esporte de caráter recreacional:
a) uma vez por semana. * 2 pontos
b) duas vezes por semana. * 4 pontos
c) três ou mais vezes por semana. * 7 pontos
7.( ) Quando me sinto sob tensão, costumo fazer algum tipo de exercício para relaxar. * 1 ponto
8.( ) Duas ou mais vezes por semana faço ginástica (tipo flexões abdominais, exercícios para os braços, pernas, etc.) durante, pelo menos, 10 minutos. * 3 pontos
9.( ) Participo de sessões de Ioga ou faço exercícios de alongamento muscular regularmente. * 2 pontos
10.( ) Duas ou mais vezes por semana, participo de sessões de musculação. * 4 pontos
11.( ) Participo de atividades aeróbicas vigorosas (correr, pedalar, nadar, remar) durante 20 minutos ou mais,
a) uma vez por semana. * 3 pontos
b) duas vezes por semana. * 5 pontos
c) três vezes por semana. * 10 pontos

ANOTE O TOTAL DE PONTOS SOMADOS ( ) E, FAÇA SUA CLASSIFICAÇÃO ABAIXO !!!
CLASSIFICAÇÃO
* 0 a 5 pontos – INATIVO: É preciso melhorar. Estes níveis baixos de atividades levam a progressiva diminuição da aptidão física e maiores riscos de certas doenças;
* 6 a 11 pontos – MODERADAMENTE ATIVO: Estes níveis de atividade física não são suficientes para desenvolver ou manter um bom nível de aptidão física;
* 12 a 20 pontos – ATIVO: Estes níveis de atividade são suficientes para manter as atuais condições ou melhorar gradativamente a aptidão física. Esta pode ser considerada a faixa ideal para a maioria das pessoas;
* 21 pontos ou mais – MUITO ATIVO: Este nível de atividade proporciona altos níveis de aptidão física, mas nem todas as pessoas podem mantê-los.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

LIVROS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA DOWNLOAD

Olá professores, encontrei vários livros disponíveis para download que não irei postar os links específicos devido às questões de direitos autorais, mas quem possuir conta no orkut acesse a comunidade Livros de Educação Física. Nela estão mais de 600 links de ótimos livros nas áreas de educação física, entre outros, a maioria em ".pdf".
Espero que seja útil a vocês, como li na própria comunidade o quanto tem sido útil aos participantes da mesma!

Até dia 25 e 26 de fevereiro para nosso 1º encontro!!!

abraçus

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

FINAL DE ANO

Natal, como todos sabem, significa o nascimento de Jesus Cristo, que pela terra passou e que dela jamais se afastou. Pela tradição predominante em muitos países e inclusive no Brasil, o dia 25 de dezembro é a data em que cada ser humano de bons propósitos tem como hábito presentear em especial, a quem dedica estima e consideração.
Natal, que pela grandiosidade de seu simbolismo, também significa reflexão, amor, fraternidade e esperança num horizonte promissor.
Que todosr, no sagrado convívio de seus familiares e demais entes queridos, brindem essa data com o líquido da saúde, do prazer, da felicidade e da esperança, na taça da harmonia e da união.
Feliz Natal e Próspero Ano Novo, a você e toda sua família. Que os sonhos, hoje apenas sonhos, num breve futuro se transformem em realidade. Que o Manto Sagrado os cubra e os proteja, com saúde e felicidade. Feliz Natal!
e Feliz Ano Novo!

Espero que em 2010 estejamos todos ainda juntos, com muito mais novidades, atualidades e principalmente o que sempre tivemos, respeito e admiração pelo trabalho de todos.

Beijo enorme

Elaine - ATP de Educação Física

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

terça-feira, 1 de setembro de 2009

PARABÉNS A VOCÊ, PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

É você quem o aluno vê quando faz a aula.

São os seus olhos que o aluno enxerga quando ele está triste ou solitário.

É sua voz que ele ouve dando ânimo para que continue, preserve na dieta, tenha ânimo na academia, melhore seu condicionamento físico, faça suas aulas com desempenho, coragem, para não desistir e ir em frente rumo ao sucesso!

É você Professor de Educação Física que interfere, positivamente, no destino de tanta gente, ajudando-as a terem mais disposição para o trabalho, nas aulas, transformando o dia de muitas pessoas em UM DiA ESPECIAL, com mais saúde e alegria.

Mesmo achando que ninguém te escute, é a sua atenção, carinho e dedicação que os alunos esperam encontrar.

Pode ser que jamais saibam quem é você de verdade, porque tudo o que eles ouvem, escutam e experimentam através dos momentos que estão com você. Mas eu sei quem você é!

Você não é só mais 1. Vocé é o número 1!


Muito obrigada por você existir e por fazer a diferença na vida de tantas pessoas!

Parabéns Professor de Educação Física!

Fonte: portal de educação física (http://www.educacaofisica.com.br)

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

FRASE

A Educação Física é uma área de conhecimento e de intervenção acadêmico-profissional que tem como objeto de estudo e de aplicação, o movimento humano, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/arte marcial e da dança.

Exercício ativa neurônios envolvidos no controle de saciedade

A atividade física é capaz de restaurar a sensibilidade dos neurônios envolvidos no controle da saciedade, o que pode contribuir para a redução da ingestão alimentar e, consequentemente, do peso corporal. Essa é uma das conclusões de um estudo apresentado durante a 24ª Reunião Anual da Federação das Sociedades de Biologia Experimental (Fesbe), realizada em Águas de Lindoia (SP) na semana passada.

O trabalho aponta evidências de que mamíferos obesos apresentam falhas na transmissão de sinais em neurônios que controlam a saciedade. Essas falhas podem ser determinantes para a prevalência da obesidade. Até então se achava que o exercício físico aumentaria o gasto energético e que, apenas por isso, provocaria a diminuição do peso.

O estudo, intitulado “Sistema nervoso central e o controle da ingestão alimentar: o papel do exercício físico”, foi realizado por Eduardo Rochete Ropelle, pesquisador da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas (Unicamp) e do Instituto de Obesidade e Diabetes.

“O papel do exercício pode ir além da simples queima de calorias. Pode causar uma melhora no sistema nervoso, controlando a saciedade e diminuindo o apetite. Em outras palavras, é possível que a atividade física controle o outro lado da balança”, disse Ropelle à Agência FAPESP.

Devido ao grande número de pessoas interessadas, o trabalho de Ropelle foi apresentado em dois dias na reunião da Fesbe. O estudo, segundo o pesquisador, é um projeto paralelo ao seu doutorado, que tem apoio da FAPESP, intitulado “Caracterização da transmissão do sinal da insulina e da leptina no hipotálamo de ratos com tumor de Walker 256”.

“O estudo sobre a atividade física está dentro da discussão da minha pesquisa – que trata do controle da ingestão alimentar –, mas no caminho inverso porque no doutorado abordo a anorexia promovida por pacientes com câncer”, explicou, ao destacar a contribuição do seu orientador José Barreto Campello Carvalheira, também da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

A base do trabalho envolve dados sobre a ação de certos hormônios, como a insulina e a leptina, sobre o cérebro. O sistema nervoso central é considerado a “caixa preta” do controle energético.

O hipotálamo (que entre outras funções controla a temperatura corporal) é a principal estrutura do cérebro responsável pelo controle da ingestão alimentar. Segundo Ropelle, várias evidências indicam que dietas ricas em ácidos graxos saturados causam problemas na transmissão de alguns hormônios, como insulina e leptina, no sistema nervoso central.

“Esses hormônios controlam a saciedade e, à medida que a pessoa ingere gordura em excesso, essa sinalização é perdida. Assim, alguns fenômenos intracelulares acontecem impedindo a ação hormonal”, explicou.

Até agora se estimava que o gasto energético provocado pela atividade física seria a principal arma para combater e tratar a obesidade. “O que propomos é que, além de promover o gasto energético, o exercício físico também é capaz de modular esses hormônios no sistema nervoso central”, disse. A atividade física seria capaz de reverter esse fenômeno, possibilitando que o paciente volte a ter a transmissão do sinal para a saciedade.

Comer mais aumenta a fome

Nos testes feitos com animais obesos, submetidos a uma dieta rica em gordura, os hormônios perderam a capacidade de regular o apetite, ou seja, a obesidade envolveria um círculo vicioso comportamental: quanto mais se come, mais se quer comer.

A atividade fez com que a sinalização do apetite no cérebro dos animais voltasse a níveis normais. Esse efeito durou de 12 a 16 horas. “Observamos que animais obesos submetidos à atividade física voltam a comer na mesma proporção que o animal magro. À medida que ele faz o exercício, parece que ele volta a entender a hora de parar, voltando a comer nos níveis considerados normais”, destacou.

A pesquisa é inteiramente experimental e não foi testada em humanos. Algumas evidências, de acordo com o autor, mostram que em seres humanos o exercício físico é capaz de alterar o comportamento alimentar, mas a avaliação é mais complexa.

“É muito difícil acompanhar e colocar um valor numérico no caso de testes em humanos, porque, ao colocar alguém para fazer atividade física e dizer a ele que vai controlar a ingestão alimentar, tira-se a condição natural. No animal, fica mais fácil e é um bom modelo metabólico de obesidade induzida por dieta”, disse.

A explicação para a redução da ingestão alimentar e do peso corporal nos roedores submetidos à atividade física pode ser atribuída à interleucina-6, uma molécula produzida no hipotálamo em resposta ao exercício.

De acordo com o estudo, o animal que faz exercício tem o nível de interleucina-6 aumentado no tecido hipotalâmico, sendo ela responsável por melhorar a sensibilidade de insulina e leptina.

“Sabe-se que o prejuízo causado pela dieta na sinalização desses hormônios é mediado por um processo inflamatório. E a interleucina-6 é capaz de aumentar a expressão de uma outra proteína, a interleucina-10, sendo que, essa sim, tem uma atividade antiinflamatória”, disse Ropelle.

Segundo o pesquisador, a atividade física pode ser benéfica para o “apetite dos obesos”. Haveria uma espécie de equilíbrio dinâmico para evitar tanto o acúmulo excessivo de energia quanto o gasto excessivo.

Os resultados apresentados pelo estudo são inéditos na literatura científica, aponta Ropelle, e foram submetidos para publicação na revista Nature Neuroscience.

Por Alex Sander Alcâncara