sexta-feira, 17 de abril de 2009

CADA VEZ MAIS CRIANÇAS VEM ADQUIRINDO PROBLEMAS POSTURAIS


NO BRASIL, DE ACORDO COM O CENSO ESCOLAR 2000, EXISTEM 345.527 ESCOLAS NO PAÍS, SENDO 221.852 DE ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO MÉDIO E DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, CUJOS ESTUDANTES SE ENCONTRAM EM IDADES PRIVILEGIADAS PARA A FORMAÇÃO DE VALORES E HÁBITOS FAVORÁVEIS À SAÚDE. DAS 181.504 ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, 163.368 SÃO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. O MESMO OCORRE NO ENSINO MÉDIO – DAS 19.456 ESCOLAS, 13.227 SÃO PÚBLICAS – E NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – DAS 20.892, 18.983 SÃO PÚBLICAS. UMA AÇÃO DIRECIONADA PARA ESSA REDE PÚBLICA DE ENSINO TERÁ ABRANGÊNCIA EXCEPCIONAL DO PONTO DE VISTA GEOGRÁFICO E POPULACIONAL. SOMENTE NO ANO DE 2000, 35.717.948 MATRÍCULAS FORAM EFETIVADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL, 8.192.948, NO ENSINO MÉDIO, E 3.140.830, NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. É UM PÚBLICO QUE DEMANDA AÇÕES EDUCATIVAS EM SAÚDE E MERECE O DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES INTEGRADAS E COESAS, PARA QUE SE ALCANCE SUCESSO E IMPACTO (BRASIL, 2002).
SEGUNDO AS LEIS DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (NISKIER, 1997), TODA CRIANÇA DEVERÁ COMPLETAR O ENSINO FUNDAMENTAL. DESSA FORMA, TODO ALUNO TERÁ DE UTILIZAR A POSTURA SENTADA POR, NO MÍNIMO, OITO ANOS, CERCA DE QUATRO A CINCO HORAS POR DIA, E DE MANEIRA MUITAS VEZES INADEQUADA, O QUE JÁ REPRESENTA UM FATOR DE RISCO PARA SUA SAÚDE, POIS, SEGUNDO A LITERATURA, É ALTAMENTE DESACONSELHÁVEL PERMANECER SENTADO POR MAIS DE 45 A 50 MINUTOS SEM INTERRUPÇÕES (PAULSEN & HENSEN, 1994). ALÉM DISSO, HÁ A SUSPEITA DE QUE SUA REDUZIDA ATIVIDADE FÍSICA SOMADA A CONFIGURAÇÕES POSTURAIS NEM SEMPRE ADEQUADAS, TANTO EM CASA COMO NA ESCOLA, PODERIAM PROVOCAR UM DESEQUILÍBRIO NA SUA MUSCULATURA, PROVOCANDO POSIÇÕES ANORMAIS DE ESTRUTURAS ANATÔMICAS QUE AINDA ESTÃO EM FASE DE DESENVOLVIMENTO.
A POSTURA SENTADA GERA VÁRIAS ALTERAÇÕES NAS ESTRUTURAS MÚSCULO-ESQUELÉTICAS DA COLUNA LOMBAR. O SIMPLES FATO DE O INDIVÍDUO PASSAR DA POSTURA EM PÉ PARA A SENTADA AUMENTA EM APROXIMADAMENTE 35% A PRESSÃO INTERNA NO NÚCLEO DO DISCO INTERVERTEBRAL E TODAS AS ESTRUTURAS (LIGAMENTOS, PEQUENAS ARTICULAÇÕES E NERVOS) QUE FICAM NA PARTE POSTERIOR SÃO ESTICADAS – ISSO SE O SUJEITO ESTIVER SENTADO NAS MELHORES CONDIÇÕES POSSÍVEIS. ALÉM DOS PROBLEMAS LOMBARES, A POSTURA SENTADA PROLONGADA TENDE A REDUZIR A CIRCULAÇÃO DE RETORNO DOS MEMBROS INFERIORES, GERANDO EDEMA NOS PÉS E TORNOZELOS E, TAMBÉM, PROMOVE DESCONFORTOS NA REGIÃO DO PESCOÇO E MEMBROS SUPERIORES (COURY, 1994).
CASO O INDIVÍDUO SENTADO REALIZE POSTURAS INCORRETAS POR LONGO PERÍODO – FLEXÃO ANTERIOR DO TRONCO, FALTA DE APOIO LOMBAR E FALTA DE APOIO DO ANTEBRAÇO – AS ALTERAÇÕES SÃO POTENCIALIZADAS, SENDO QUE A PRESSÃO INTRADISCAL AUMENTA PARA MAIS DE 70%. ESTE FATO PODE PREDISPOR O INDIVÍDUO A MAIORES ÍNDICES DE DESCONFORTOS GERAIS, TAIS COMO DOR, SENSAÇÃO DE PESO E FORMIGAMENTO EM DIFERENTES PARTES DO CORPO E, PRINCIPALMENTE, A PROCESSOS DEGENERATIVOS, COMO A HÉRNIA DE DISCO (COURY, 1994).
HÁBITOS POSTURAIS INCORRETOS, ADOTADOS DESDE O ENSINO FUNDAMENTAL, SÃO MOTIVOS DE PREOCUPAÇÃO. PELO FATO DE SEREM CRIANÇAS, E NÃO ADULTOS, O ESQUELETO ESTÁ EM FASE DE FORMAÇÃO, SENDO MAIS SUSCEPTÍVEL A DEFORMAÇÕES E AS ESTRUTURAS MÚSCULO-ESQUELÉTICAS, APRESENTANDO MENOR SUPORTABILIDADE À CARGA (KNOPLICH, 1985). É FUNDAMENTAL LEMBRAR QUE AS ESTRUTURAS QUE COMPÕEM A UNIDADE VERTEBRAL (LIGAMENTOS E DISCO INTERVERTEBRAL) SOFREM UM PROCESSO DE DEGENERAÇÃO AO LONGO DA VIDA E NÃO POSSUEM MECANISMOS DE REGENERAÇÃO (REBELATTO ET AL., 1991). SENDO ASSIM, O CONJUNTO DE ALTERAÇÕES (POSTURAS BIOMECANICAMENTE INCORRETAS) É FATOR QUE POTENCIALMENTE PODE CRIAR CONDIÇÕES DE PREJUÍZOS SIGNIFICATIVOS AO SISTEMA MÚSCULO-ESQUELÉTICO NOS ESCOLARES, PARTICULARMENTE ÀS ESTRUTURAS QUE COMPÕEM A COLUNA VERTEBRAL.
UMA FORMA DE MINIMIZAR OS EFEITOS ADVERSOS DA POSTURA SENTADA PARA AS ESTRUTURAS MÚSCULO-ESQUELÉTICAS É O PLANEJAMENTO E/OU REPLANEJAMENTO DO AMBIENTE FÍSICO, COM ADOÇÃO DE MOBILIÁRIO AJUSTÁVEL A DIFERENTES REQUISITOS DA TAREFA E ÀS MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS INDIVIDUAIS. APENAS ESTA FORMA DE INTERVENÇÃO, CONTUDO, NÃO É SUFICIENTE PARA MINIMIZAR O PROBLEMA. OS PROGRAMAS DE TREINAMENTOS PREVENTIVOS SÃO UMA OUTRA FORMA DE REDUZIR SOBRE O ORGANISMO HUMANO OS EFEITOS DA POSTURA SENTADA. DE ACORDO COM STAMMERS & PATRICK (1975), TREINAMENTO É O DESENVOLVIMENTO SISTEMÁTICO DE UM MODELO DE HABILIDADE COMPORTAMENTAL – ATITUDES E CONHECIMENTO – NECESSÁRIO PARA PROMOVER MUDANÇAS NO CONHECIMENTO E NO COMPORTAMENTO DOS INDIVÍDUOS EM RELAÇÃO AOS SEUS HÁBITOS E À SUA SAÚDE.
ATUALMENTE, AS DISCUSSÕES ACERCA DAS PRÁTICAS DE TREINAMENTOS ADOTADAS SÃO VASTAS. UMA DELAS É A UTILIZAÇÃO DE AULAS EXPOSITIVAS DIALÓGICAS ASSOCIADAS A TÉCNICAS DE DEMONSTRAÇÃO E FEEDBACK. ESSA ABORDAGEM POSSIBILITA A COMPREENSÃO DOS DETERMINANTES SOCIAIS DA EDUCAÇÃO, PORQUE PERMITE O QUESTIONAMENTO, AO MESMO TEMPO EM QUE PROPORCIONA A AQUISIÇÃO DE INFORMAÇÕES, FAVORECE SUAS ANÁLISES CRÍTICAS, RESULTANDO NA PRODUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS, ELIMINA A RELAÇÃO PEDAGÓGICA AUTORITÁRIA, VALORIZA A EXPERIÊNCIA E CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS, ESTIMULA O PENSAMENTO CRÍTICO POR MEIO DE QUESTIONAMENTOS E PROBLEMATIZAÇÕES (LOPES, 1995).

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