sábado, 18 de abril de 2009

EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE


Nos últimos anos, a pesquisa tem demonstrado que uma boa parte da falta de saúde é causada diretamente pela falta de atividade física . A tomada de consciência desse fato, acompanhada de um conhecimento mais completo a respeito de cuidados para com a saúde, está modificando os estilos de vida. O entusiasmo atual pelo movimento não é modismo. Sabemos agora que o único meio de prevenir os males da inatividade é permanecer ativo – não durante um mês, nem um ano, mas a vida toda.

Nossos ancestrais não sofriam dos problemas que se seguem a uma vida sedentária; eles precisavam trabalhar para sobreviver. Permaneciam fortes e saudáveis devido a atividades vigorosas e constantes (ao ar livre): cortando lenha, cavando, cultivando o solo, plantando, caçando, além de todas as demais tarefas diárias. Porém , face ao advento da Revolução Industrial, as máquinas passaram a realizar o trabalho que era feito a mão. À medida que as pessoas passaram a ser menos ativas, começaram a perder força e também o movimento natural.

É evidente que as máquinas tornaram a vida mais fácil, mas elas também criaram sérios problemas. Em vez de andarmos, dirigimos; em vez de subirmos escadas, usamos elevadores; enquanto antigamente estávamos quase o tempo todo em atividade, hoje gastamos a maior parte de nossas vidas sentados. Na ausência de exercícios físicos diários, nossos corpos tornaram-se depósitos de tensões acumuladas. Na ausência de canais naturais de saída para nossas tensões, nossos músculos tornam-se fracos e tensos, e perdemos o contato com nossa natureza física, com as energias vitais.

Necessidades e obrigações tornaram nossas vidas tão agitadas que esquecemos de tomar nossas refeições calmamente e selecioná-las de acordo com as necessidades e características individuais. A quantidade de horas dormidas que podem determinar a qualidade e o rendimento do nosso trabalho somadas às necessidades de ordem psicológicas como a auto-estima, a pertinência, o reconhecimento e o respeito dos semelhantes, o sentir-se útil, e os valores de ordem social como a solidariedade, a cooperação, o respeito, a amizade, também já se tornaram quase esquecidas ou tão sem importância a ponto de lembrar a Organização Mundial de Saúde (OMS) que caracteriza "estado de saúde" como sendo o conjunto bio-psico-social.

Considerando-se que a vida sem atividade física pode ser igualmente vivida sem educação, sem saúde, sem alimentação adequada e sem assistência médica/odontológica, acreditamos poder, através da atividade física e saúde tornar nossos alunos, autônomos, no sentido de organizarem suas próprias vidas e acrescentar a ela mais anos, ou acrescentarem a ela mais anos ou, aos anos, mais vida.


Com a Educação Física e Saúde espera-se que, os alunos encontrem, através das modalidades esportivas, as respostas a seus anseios, expectativas e necessidades de movimento. Pretendemos, com isso, oferecer algo motivante, como a prática de modalidades esportivas, sem, no entanto, esquecer a importância do desenvolvimento das capacidades e habilidades físicas próprias à faixa etária em que se encontram. Lembramos que o equilíbrio no que diz respeito ao desenvolvimento de capacidades tais como: força, velocidade, resistência, coordenação motora, flexibilidade etc... vão determinar o crescimento harmônico dos sistemas ósseo, muscular e nervoso, e que somente essa harmonia poderá propiciar condições de uma performance geral na prática de modalidades esportivas. Por sua vez, facilitará o equilíbrio emocional, a integração social e as condições para que o organismo acumule reservas para responder às solicitações de sobrecargas exigidas durante as práticas esportivas.

O controle destas qualidades será feito através de testes ergométricos e testes de habilidades objetivos, realizados em cada unidade, possibilitando a detecção de fatores que estejam interferindo negativamente com indicação de eventuais encaminhamentos específicos.

A estrutura das atividades de Educação Física e Saúde compõe-se basicamente de testes, textos e discussões, atividades físico-formativas, recreativas, posturais e atividades desportivas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU RECADO