terça-feira, 18 de agosto de 2009

ENIGMAS MATEMÁTICOS

Quanto tempo leva um trem, de um quilometro de comprimento para atravessar um túnel de um km de comprimento, andando a 1 km por minuto?
Resposta: dois minutos, pois o trem levara um minuto para entrar no túnel, e outro para percorre-lo inteiramente


Você precisa cozinhar um ovo por dois minutos exatos, mas tem somente uma ampulheta que marca 5 minutos e outra que marca 3 minutos. Como fazer?
Resposta: vire as duas ampulhetas simultaneamente. Quando a ampulheta de três minutos se esgotar, restarão dois minutos exatos na ampulheta de cinco minutos.


Você precisa fazer uma viagem de carro de 18.000km. Os pneus de seu veículo só duram 12.000km. Qual o número mínimo de pneus reservas você precisa levar?
Resposta: você precisa levar dois pneus somente:findo os primeiros seis mil quilômetros, você coloca os dois pneus reservas para rodar. Após doze mil quilômetros, você retira os pneus que não foram substituídos e recoloca os outros dois que já rodaram seis mil quilômetros.


Um tijolo pesa 1 kg mais meio tijolo. Qual o peso do tijolo?
Resposta: o tijolo pesa dois kg. Ora, se ele pesa um kg mais meio tijolo, obviamente meio tijolo pesa um kg. O peso total, portanto é de dois kg.


Como no exemplo, você deve usar todos os recursos matemáticos para fazer com que o resultado da seqüência de números seja sempre "6":
1 1 1 = 6
2+2+2 = 6
3 3 3 = 6
4 4 4 = 6
5 5 5 = 6
6 6 6 = 6
7 7 7 = 6
8 8 8 = 6
9 9 9 = 6

Resposta: Como a maioria dos problemas matemáticos, este não tem somente uma única solução. As que eu proponho são: um sobre zero virgula cinco mais um sobre zero virgula cinco mais um sobre o virgula cinco, igual a seis; três vezes três menos três igual a 6; quatro sobre dois mais quatro sobre dois mais quatro sobre dois igual a seis; cinco dividido por cinco mais cinco igual a seis; seis vezes seis dividido por seis igual a seis ou seis mais seis menos seis igual a seis; sete dividido por sete menos sete igual a seis; oito sobre quatro mais oito sobre quatro mais oito sobre quatro igual a seis; nove sobre seis, mais nove sobre seis mais nove sobre três igual a seis. Mas insisto que estas não são as únicas respostas possíveis...


Você precisa atravessar um rio com um leão, um carneiro e um fardo de capim. Na canoa, só cabe um animal ou o fardo de capim por vez. Se você levar o capim, o leão come o carneiro; se levar o leão, o carneiro come o capim. Como fazer?
Resposta: Leve primeiro o carneiro (o leão não come o capim!). Volte e pegue o leão e leve para a outra margem. Volte trazendo o carneiro. Deixe o carneiro e leve o capim (deixando, novamente, o leão e o capim juntos!) . A seguir, retorne e leve o carneiro.


Um homem vai visitar sua namorada. Ao chegar no prédio da amada, ele entra no elevador, sobe até o 10° andar. De lá, segue, pelas escadas, até o 18° andar, onde mora a moça. Na hora de ir embora, chama o elevador, no 18° andar, descendo direto até o térreo.
Sabendo-se que o homem não é atleta (e não sobe as escadas para fazer exercícios...) nem o elevador encontra-se quebrado, explique porque ele age desta forma.
Resposta: Simples: o homem é baixinho, e só consegue apertar o botão do 10°andar. Por isso tem que terminar a subida pelas escadas...


Um pergunta de lógica jurídica: um homem pode casar com a irmã de sua viúva? Resposta: Obviamente que não. Se sua mulher é viúva, então o "pretendente" já morreu!
Até quando um trem pode entrar no túnel?
Resposta: Só até a metade do túnel. Depois ele estará saindo.
Este problema teria sido proposto por Einstein. Não sei se é verdade, mas é bem interessante. É só baixar no seu computador e jogar. Teste de Einstein



QUEBRA-CABEÇA COM AS SIGLAS DOS ESTADOS DO BRASIL
Problema proposto pelo amigo Paulo Bouhid
"Este quebra-cabeça consiste em se formar determinadas palavras, umas mais conhecidas do que outras, a partir de uma pista dada, justapondo-se algumas siglas dos Estados do Brasil. Em alguns casos, a pista dada para a obtenção da palavra, não se refere a seu significado mais corriqueiro, apenas para dificultar um pouco mais. As siglas deverão ser usadas com as letras na ordem em que aparecem na sigla. Os acentos são dispensáveis. E a repetição de uma sigla, numa palavra, é permitida". Problema
Solução
QUEBRA-CABEÇA COM AS SIGLAS DOS ESTADOS DO BRASIL


Este quebra-cabeça consiste em se formar determinadas palavras, umas mais conhecidas do que outras, a partir de uma pista dada, justapondo-se algumas siglas dos Estados do Brasil. Em alguns casos, a pista dada para a obtenção da palavra, não se refere a seu significado mais corriqueiro, apenas para dificultar um pouco mais. As siglas deverão ser usadas com as letras na ordem em que aparecem na sigla. Os acentos são dispensáveis. E a repetição de uma sigla, numa palavra, é permitida.

Para os que não se recordam, segue abaixo a relação dos Estados (incluída aí a do Distrito Federal) e suas siglas :


Amazonas – AM Pará - PA Roraima – RR Rondônia – RO
Acre – AC Amapá - AM Maranhão - MA Piauí - PI
Ceará – CE Rio G. do Norte - RN Paraíba - PB Pernambuco - PE
Sergipe –SE Alagoas - AL Bahia – BA Espírito Santo - ES
Rio de Janeiro - RJ Minas Gerais - MG São Paulo - SP Paraná - PR
Santa Catarina - SC Rio G. do Sul - RS Mato Grosso - MT M. Grosso do Sul - MS
Tocantins – TO Goiás - GO Distrito Federal - DF -

Aí vão elas :

01 _________Cano ou orifício destinado a dar vazão a qualquer líquido
02 _________Tipo de madeira
03 _________O resíduo da fibra, depois de penteada
04 _________Cola escrita (gíria entre estudantes)
05 _________Ladino, esperto
06 _________Coisa complicada, difícil de fazer (sentido figurado)
07 _________Físico francês, inventor
08 _________Refúgio, abrigo
09 _________Qualquer dos minerais de clivagem muito fácil
10 _________Membrana que reveste a base do bico de certas aves
11 _________Ponta de ferro ou de madeira
12 _________Órgão do corpo humano
13 _________Que tem pernas altas
14 _________Comida, bóia (gíria)
15 _________Pequenina abertura na epiderme foliar e caulinar
16 _________Diz-se dos órgãos que se desenvolvem da base para o ápice



E, para encerrar, a maior palavra que conseguimos formar (ela deve ser conhecida por poucos). Seu significado é : “ausência dos pigmentos em quaisquer partes nas quais deveriam estar presentes”) :
17 ________________



SOLUÇÃO :

01) ES – GO – TO

02) PE – RO – BA

03) ES – TO – PA

04) PA – PI – RO

05) MA – RO – TO

06) ES – PE – TO

07) PA – SC – AL

08) AM – PA – RO

09) ES – PA – TO

10) CE – RO – MA

11) ES – PI – GO

12) ES – TO – MA – GO (estômago)

13) PE – RN – AL – TO

14) GO – RO – RO – BA

15) ES – TO – MA – TO (estômato)

16) AC – RO – PE – TO (acrópeto)


E, finalmente :

17) AC – RO – MA – TO – SE


Brincadeira - Jogo do dia do Nascimento!

Escolha o NÚMERO do mês em que você nasceu:
1. - Eu subi em
2. - Eu mordi
3. - Eu soquei
4. - Eu cantei para
5. - Eu me apaixonei por
6. - Eu falei com
7. - Eu dei meu telefone para
8. - Eu marquei um encontro com
9. - Eu dancei com
10. - Eu abracei
11. - Eu casei com
12. - Eu beijei

Escolha o DIA do mês em que você nasceu:
1. - Um mendigo
2. - A sua empregada
3. - Uma banana
4. - Um garfo
5. - Um (a) Mexicano (a)
6. - Um Gangster
7. - Um ninja
8. - Um ipod
9. - O (a) namorado (a) do (a) minha (meu) melhor amiga (o)
10. - Um bode
11. - Meu cachorro
12. - Meu pai
13. - O computador
14. - Meu professor de ciências
15. - Minhas meias
16. - Eu mesmo
17. - Uma coca
18. - Uma lhama
19. - Um pepino
20. - Um bichinho de pelúcia
21. - Um soldado vesgo
22. - Um policial
23. - Um livro
24. - Uma bola de futebol
25. - Meu psiquiatra
26. - Minha vizinha
27. - Minha cachorra
28. - Um DVD player
29. - Um clipe de papel
30. - Um lambari
31. - Um celular

Escolha a COR da sua camisa atual:
Branca - Porque eu estava perturbado(a).
Preta - Porque eu estava biritingado(a).
Rosa - Porque eu sou patricinha.
Vermelha - Porque as vozes me mandaram.
Azul - Porque eu não sei me controlar.
Verde - Porque eu me odeio.
Rosa - Porque sou azarado(a).
Cinza - Porque eu quis.
Amarela - Porque alguém me ofereceu R$ 1.000,00.
Laranja - Porque eu odeio minha vizinha.
Sem camisa - Porque eu estava com calor e nervoso.
Listado - Porque fiz xixi na cama.
Xadrez - Porque sou inteligente.
Estampado - Porque sou estranho.
Outra - Porque, sei lá.

Junte tudo e escreva o que deu!

conteúdo retirado de sites e modificados conforme a realidade de nossas crianças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU RECADO