terça-feira, 18 de agosto de 2009

INTERPRETANDO E BRINCANDO

Caça – palavras divertido

Lindo Balão Azul

Guilherme Arantes

Eu vivo sempre no mundo da lua.

Porque sou um cientista
O meu papo é futurista.
É lunatico

Eu vivo sempre no mundo da lua

Tenho alma de artista
Sou um gênio sonhador
E romântico

Eu vivo sempre no mundo da lua

Porque sou aventureiro
Desde o meu primeiro passo
Pro infinito

Eu vivo sempre no mundo da lua

Porque sou inteligente e
Se você quer vir com a gente
Venha que será um barato

Pega carona nessa cauda de cometa
Ver a Via - Láctea, estrada tão bonita
Brincar de esconde-esconde numa nebulosa
Voltar para casa nosso lindo Balão azul

Encontre as seguintes palavras e circule:

Futurista = lunático = via – láctea = lua = cometa = nebulosa = infinito

Faça um vocabulário na lousa ou papel pardo sobre o que as crianças acham que significam as palavras acima;

Depois passe o seu significado fazendo uma comparação e interpretação;

Aproveite para abordar os 40 anos da chegada do homem a lua;

Divida a sala em grupos e peça que dramatizem a música;

Cante com eles;

Use a imaginação.



CURIOSIDADES

Nossos corpos são máquinas incríveis. O cérebro trabalha a uma velocidade muito maior que um carro de Fórmula 1, o coração bate 100 mil vezes ao dia e a cabeça abriga mais de 120 mil fios de cabelo. Acontece, que ao nascer, você veio sem um manual de instruções.

Do lado de fora, somos bastante diferentes no que se refere à cor da pele e dos cabelos, à estrutura física, à altura. Internamente, porém, parecemos verdadeiros gênios. Centenas de ossos, quilômetros de veias e trilhões de células, trabalham em conjunto para por essa máquina em funcionamento.

A pele é o maior órgão do corpo humano. Num adulto médio, ela têm 2 metros quadrados de extensão. Sua espessura varia de meio a seis milímetros, dependendo da área em que se encontra. Corresponde a 16% do peso total do corpo. Funciona como uma capa que protege os órgãos internos.

O corpo de um recém-nascido tem 300 ossos. Em um adulto, esse número baixa para 206. Isso acontece porque ao longo da vida, alguns ossos se fundem e formam um só.

O fêmur é o osso mais comprido do corpo humano. É o que fica na coxa. Numa pessoa de 1,80 metros, ele tem cerca de cinqüenta centímetros. O menor osso, o estribo, fica dentro do ouvido e mede 0,25 centímetros.

Os ossos representam 14% do peso total do corpo humano.

O desenvolvimento do esqueleto humano se completa aos 22 anos.

O coração bate 70 vezes por minuto. Isso quer dizer que dá 100 mil batidas por dia, 3 milhões por mês e 37 milhões por ano. O coração da mulher é um pouco mais acelerado. Ao longo de um minuto, dá 8 batidas a mais do que o do homem. Nos recém-nascidos, o coração bate 120 vezes por minuto.

Em um minuto, o coração lança cinco litros de sangue em todo o corpo. Ele é uma bomba que movimenta quatrocentos litros de sangue por hora. Tem dois movimentos: SÍSTOLE E DIÁSTOLE. A sístole, quando ele se contrai, se encarrega da distribuição do sangue. O coração descansa durante a diástole.

Num adulto, pesa de 280 a 340 gramas. É dividido em quatro partes: Dois átrios, que recebem o sangue das veias, e dois grandes ventrículos, na parte de baixo, que impulsionam o sangue para dentro das artérias.

Uma pessoa normal possui cerca de cinco litros de sangue, representando até 7% de seu peso. Ele é vermelho vivo nas artérias e vermelho escuro nas veias. São 96500 km de veias e artérias.

A temperatura do sangue no coração é de 38,8 graus. No fígado ela aumenta para quarenta graus.

A principal fábrica de sangue é a medula óssea. Produz 200 mililitros de sangue por minuto.

Por que as pessoas gaguejam?

O gago tem um distúrbio no ritmo da linguagem que pode ter sido causado por fatores psicológicos, problemas no relacionamento familiar, ciúme, insegurança, ansiedade ou fatores físicos, complicações na hora do parto ou acidentes que provoquem traumatismos no cérebro.

O que é coma?

O paciente perde completamente a consciência, não tem reações nervosas ao estímulo externo. Os comas mais profundos, que podem durar anos, são causados pela escassez ou inexistência de oxigenação do cérebro, gerando lesões irreversíveis. Uma pessoa sem oxigênio perderá os sentidos em trinta segundos e entrará em coma depois de um minuto. A morte cerebral indica que a pessoa está desenganada, mesmo que o coração continue batendo.

Por que enjoamos no ônibus?

O sistema nervoso autônomo, responsável pelos movimentos involuntários do corpo, percebe o balanço do veículo, em razão das variações consecutivas na posição do labirinto do ouvido, que comanda o equilíbrio do organismo. Isso causa uma série de alterações orgânicas, como vertigens, contração do estômago e secreção dos sucos gástricos, provocando mal-estar e vômito.

Por que algumas pessoas espirram ao olhar para o sol?

Essa reação chama-se reflexo cruzado. Qualquer luz forte a provoca. No cérebro, existem doze pares de nervos que levam mensagens motoras e sensoriais para o sistema nervoso. As mensagens do nervo que cuida da visão passam por vias muito próximas às enviadas pelo nervo olfatório e pelo trigêmeo, que comanda a contração dos nervos da mucosa nasal. O espirro, então, é inevitável.

Quais são as causas do ronco?

É uma obstrução parcial das vias respiratórias, que pode ocorrer em razão de um desvio do septo nasal, de rinites ou sinusites. A obstrução relaxa os músculos do tórax, o que induz à abertura involuntária da boca. O ar, entrando na boca, encontra resistência à sua passagem na língua, na úvula (a campainha) e nas amígdalas. Por isso, vibra e faz aquele barulho de britadeira.

O que é sonambulismo?

Ele é provocado por uma arritmia cerebral, geralmente hereditária, e acontece com mais freqüência entre crianças de três a dez anos. Trata-se de um distúrbio benigno que ocorre na primeira das seis passagens noturnas de um sono mais profundo para um mais superficial. As funções motoras despertam, enquanto a consciência continua dormindo. O sonâmbulo se movimenta, mas não sabe o que está acontecendo.

Quando se dorme, perde-se os sentidos na seguinte ordem: visão, paladar, olfato, audição e tato. O tato é o sentido que desperta ao mais leve toque sobre a pele. Ele é o vigia do corpo adormecido. Na hora de acordar, os sentidos voltam nessa ordem: tato, audição visão, paladar e olfato.

O período mais longo que uma pessoa já conseguiu ficar sem dormir foi de aproximadamente doze dias. Napoleão Bonaparte dormia quatro horas por noite, enquanto Albert Eintein precisava de dez horas de sono.



OUTRAS CURIOSIDADES


1.Quando você espirra, o ar sai do seu nariz a uma média de 160 KM/h.

2.Um cílio dura de noventa a 150 dias e depois cai. Cada olho tem em torno de duzentos cílios.

3.As unhas crescem um centímetro a cada 28 dias. O crescimento é mais rápido na mão direita. As unhas das mãos crescem aproximadamente quatro vezes mais rápidos do que as unhas dos pés.

4. Um adulto elimina três litros de água todos os dias, por meio da urina, do suor e da respiração.

5. Cada soluço dura até menos do que um segundo. Os soluços ocorrem a uma frequência normal e regular de 5 a 25 vezes por minuto. Mas o LIVRO DOS RECORDES registra uma crise de soluço que durou 57 anos.

6. O intestino delgado mede de seis a nove metros de comprimento. O intestino grosso tem um metro e meio mas é três vezes mais largo.

7. Cada sílaba que o homem pronuncia põe em movimento 72 músculos do corpo. Para sorrir, ele usa catorze músculos. Para beijar, 29.

8. A coluna vertebral tem 33 vértebras.

9. Os dois pulmões têm 300 milhões de alvéolos, responsáveis pelas trocas gasosas. Se pudessem ser espalhados pelo chão, eles cobririam uma quadra de tênis.

10. O nariz pode perceber até 6850 cheiros diferentes.

11. Freqüência média de respiração de uma pessoa sentada: catorze a dezoito vezes por minuto.

12. O horário de maior freqüência de ataques cardíacos é das seis da manhã ao meio dia. (Um ataque cardíaco acontece quando parte de seu coração não recebe oxigênio em quantidade suficiente. Placas (fragmentos de colesterol) podem crescer no interior das artérias diminuindo seu diâmetro. Além disso, coágulos sangüíneos podem então se formar nesta artéria estreitada e bloqueá-la)

OBS: Infarto: O infarto do miocárdio se dá quando o suprimento de sangue a uma parte do músculo cardíaco é reduzido ou cortado totalmente. Isso acontece quando uma artéria coronária está contraída ou obstruída, parcial ou totalmente.

13. Um ser humano inspira seis litros de ar por minuto. Isso é suficiente para encher, em média, três bexigas.

14. Um alimento engolido leva de quatro a oito segundos para chegar ao estômago, onde pode permanecer até quatro horas.

15. A água constitui 70% do corpo humano. Ela é responsável pela metade do peso do corpo. Dentro dele, a água transporta alimentos, resíduos e sais minerais, lubrifica tecidos e articulações, conduz glicose e oxigênio para o interior das células, e regula a temperatura.

16. As impressões digitais formam-se de seis a oito semanas antes do nascimento. Elas nunca são iguais.

17. A temperatura do corpo não permanece ao redor de 37 graus o dia todo. Ela sobe até cerca de 37,2 graus por volta das cinco ou seis horas da tarde e cai gradativamente para 36 graus no meio da madrugada.

18. A capacidade média do estômago de um adulto normal é de dois litros de alimentos, mas esse órgão pode se contrair ou se dilatar, como uma sanfona, de acordo com a necessidade.

19. É necessária uma exposição de aproximadamente um décimo de segundo para que uma boa imagem se estabeleça na retina. Os filmes são exibidos a uma velocidade de 24 quadros por segundo, rápida demais para os seres humanos distinguirem uma imagem isolada. As imagens se misturam umas às outras, dando a ilusão de movimento na tela.

20. As quatro zonas de sensibilidade da língua são:

AMARGO: Fundo;

AZEDO: Laterais do fundo;

SALGADO e DOCE: Frente.

21. As crianças têm mais capacidade de perceber sabores do que os adultos. Elas contam com um terço de células gustativas a mais.

PROPOSTA

Objetivo:

· Superar as dificuldades encontradas pelos professores polivalentes em trabalhar o corpo (em movimento) no dia-a-dia nas Unidades de Educação Infantil, com reflexões baseadas em textos teóricos e práticas corporais, numa perspectiva de reflexão sobre a cultura corporal;

· Desmistificar o conceito de que a escola é reprodutora de conhecimentos e ideologias dominantes, partindo para uma educação onde professores e alunos atuem na criação, inicialmente do professor.

· Refletir sobre como pensamos o nosso corpo hoje, e todo o histórico de como esse corpo foi trabalhado pela escola e sociedade.

· Enfocar os elementos norteadores desse processo através da participação de todos (independente do aspecto físico), envolvendo a integração, a reflexão e a criatividade permeados pelo lúdico.

ATIVIDADES:

· Quebra – cabeça do corpo humano (reconhecendo partes do corpo);

· Atividade lúdica “A floresta”;

· Aquecimento;

· Pega - pega do corpo humano;

· Desenho do corpo humano em dupla em papel pardo;

· Apresentação;

· Finalização com a volta da floresta.


Jogo: Twister

Regras

- Jogo para ser aplicado em qualquer idade;

- Divida a classe em duas equipes;

- Cada equipe escolhe um participante para ser o lançador dos dados;

- Os jogadores se posicionam na lateral do tabuleiro;

- Por meio do 2 ou 1, ou outra combinação, determina-se a ordem dos jogadores;

- Cada equipe em seu tabuleiro, inicia-se o jogo;

- O lançador joga o dado e a pirâmide, um de cada vez;

- A cor válida é a que cair para cima e a parte do corpo válida é a que cair para baixo;

- Seguindo a ordem dos jogadores, cada um realiza o resultado dos dados lançados, mantendo-se na posição até a próxima rodada;

- Em forma de jogo cooperativo, não há vencedor, apenas passará a sua vez para o lançador de dados, e este entrará no jogo. Quando o próximo jogador cair, o lançador entra, assim, sucessivamente;

- Se houver necessidade de um vencedor, apenas o primeiro jogador que cair passará a jogar os dados, e o lançador de dados entrará no jogo. Os demais que forem caindo irão saindo. Ganhará o jogo o último que realizar todos os comandos sem cair.

- Pode-se também fazer um campeonato de um tabuleiro contra o outro, por séries, por sala, dependendo da imaginação, criatividade e objetivo da U. E.

OBS: Pode-se confeccionar quantos tabuleiros acharem necessário, diminuir a quantidade de cores para 4 ou 5, adaptar regras e também os dados por roleta.




Quadrado de César Português e História em 5 minutos

Às vezes aplicar uma atividade diferenciada pode ser bem simples. Mesmo uma atividade que remonte a mais de uma matéria e que seja divertida. Explicarei aqui em poucas linhas a atividade chamada “Quadrado de César”. Júlio César, famoso general romano, considerado por alguns historiadores como o primeiro imperador, teria criado uma forma específica de criptografar suas mensagens, evitando assim que elas caíssem em mãos erradas. Na verdade a preocupação dos romanos com a informação é bem mais antiga e remonta aos diplomas romanos (duas placas de chumbo com um lacre, que continham o mesmo texto na parte de dentro e de fora, o que impedia falsificações).

Poderá sobrar apenas uma casa, sendo completado por * ou outro símbolo.

Exemplo:

m

e

s

t

r

e

n

ã

o

u

q

e

l

e

u

q

a

é

e

a

p

r

e

n

d

e

u

m

r

a

n

i

s

n

e

a

a

s

a

q

u

e

l

e

q

a

a

n

i

s

n

e

e

u

a

p

r

e

n

d

e

r

*

________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7 x 9 = 63 ou 9 x 7 = 63

Total de letras = 62


ELAINE

ATP DE EDUCAÇÃO FÍSICA

AGOSTO DE 2009



IDEIAS DE ATIVIDADES RETIRADAS DE SITES, COM O CONTEÚDO MODIFICADO PARA SEREM UTILIZADOS DE ACORDO COM A REALIZADE DE NOSSAS CRIANÇAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU RECADO