domingo, 3 de maio de 2009

DIA DO DESAFIO - 27 DE MAIO DE 2009


Dia do Desafio 2009

Nos últimos anos, o Dia do Desafio tem se configurado como um dos mais relevantes eventos no incentivo à prática de atividades físicas. Sua importância é ressaltada principalmente pela mobilização que desempenha na conscientização aos cidadãos de uma vida saudável, que está intimamente ligada à saúde física e mental das pessoas, assim como nas trocas sociais estabelecidas no cotidiano de cada um.
O significativo crescimento da adesão das cidades à atividade é o principal termômetro de uma avaliação positiva quanto à sua eficácia na promoção do bem-estar social.

O SESC São Paulo coordena o evento a partir de 1995 na América Latina e em 2000 no Continente Americano. Desde então, procura, com afinco, sensibilizar dirigentes de órgãos públicos e privados a participarem ativamente do processo, que culmina na última quarta-feira do mês de maio.


O sentido de “desafio” está ligado à transmissão de uma mensagem de cooperação, solidariedade e comunhão, ao invés de fomentar uma cultura de competição acirrada baseada na noção de vitória e perda, de discórdia ou subjugação. Isto se torna explícito no objetivo principal: desenvolver as comunidades, deixando-lhes como aprendizado o exercício do trabalho conjunto, da integração dos indivíduos, unindo as diferenças e pluralidades na busca da saúde plena de toda sociedade.


Não por menos o SESC São Paulo carrega durante todo o ano a responsabilidade de coordenar e realizar um evento com o Dia do Desafio, não pela duração furtiva de um dia, mas pela perenidade de uma lição de cidadania que possa se espalhar nas consciências e atitudes de todos nós.


Danilo Santos de Miranda - Diretor Regional do SESC São Paulo



A participação de 3.487 municípios do Continente Americano, na última edição do Dia do Desafio, demonstra a importância da mensagem que norteia esta disputa amigável entre cidades.
O desafio, como mecanismo de motivação, estimula o envolvimento das pessoas e estabelece metas para melhoria da saúde, em diferentes níveis: os desafios individuais propõem a adoção de estilos de vida mais ativos; os desafios comunitários reúnem grupos e parcerias em busca de um objetivo comum e o desafio entre culturas pretende levar uma mensagem unificadora a todo o continente.
O desafio, em todos os níveis, tem se mostrado uma boa idéia!
É uma idéia que transcende ao movimento da última quarta feira de maio e deixa legado. É uma idéia que se fortalece com a adoção de ações permanentes de incentivo a prática regular da atividade física. É uma excelente idéia quando possibilita a construção de relações saudáveis entre vizinhanças.
Transcender é a idéia que nos estimula a buscar novos resultados.
O objetivo de aumentar o número de pessoas envolvidas nesta campanha se revigora quando a quase totalidade do Continente Americano se faz presente, nesta disputa amigável que chega a todos, incluindo minorias, ampliando horizontes e sedimentando comportamentos, revestido em incentivo permanente, pelo qual a dinâmica do movimento se faz prioridade.
A atividade regular contagia. Você se mexe e o mundo mexe junto.


Maria Luiza de Souza Dias - Coordenadora do Dia do Desafio para o Continente Americano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU RECADO