A palavra MATRO vem do Latim "Mater" que significa mãe. Dessa forma entende-se por Matroginástica, uma ginástica entre a mãe e seus filhos, na qual os demais membros da família são envolvidos também em exercícios fáceis e simples, sem a necessidade de materiais e equipamentos, valendo-se só pela cooperação mútua. O tempo de duração de uma sessão de matroginástica varia entre 30 a 60 minutos.
OBJETIVOS
2 - Possibilita maior relacionamento entre os membros da família por meio do movimento físico.
3 - Dar oportunidade aos membros da família de se formarem elementos ativos dentro do programa de Educação Física e simultaneamente da escola.
A matroginástica pode ser aplicada em ocasiões especiais, como: dia das mães, atividade de início ou término de ano letivo, datas comemorativas, último dia de uma colônia de férias etc.
MATERIAIS ESSENCIAIS
A matroginástica pode ser realizada com ou sem materiais, porém, alguns são imprescindíveis para a sua realização:
- Palco ou Tablado
- Equipamento de som completo (caixa de som, toca - CD, microfone).
- Repertorio de músicas previamente selecionadas.
MATROGINÁSTICA COM A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS
Além dos materiais citados acima, podem-se utilizar outros, tais como: Bexiga, Jornais, Bastões, Cordas e Instrumentos de percussão.
EXEMPLO DE MOVIMENTOS NA MATROGINÁSTICA
Obs.: Podem ser executados com e sem materiais.
* Formar grupos de 4 pessoas, um será o pai, a mãe, o filho, a filha (formando uma família);
* Caminhar por toda parte de mãos dadas conhecendo outras famílias;
* Pai e mãe sentados um de frente ao outro de pernas abertas e os filhos deverão saltitar por todos os outros pais;
* Idem ao anterior, mas agora os filhos ficam sentados;
* Filhos sentados, pais passam por cima;
* Pai e mãe sentados, filhos passam por cima;
* Pai e mãe em pé e com as pernas afastadas, filhos passam por baixo das pernas;
* Todos juntos sentados, brincado e batendo palmas;
* Filhos sobem nas costas dos pais, imitando cavalo e cavaleiro;
* Pai, mãe, irmão; carregam a irmã/troca-se até todos participarem;
* Pai e filha, mãe e filho, dançando no grande baile, e na quadrilha.
Abraçar faz bem à saúde!“Terapia do Abraço”, uma forma de tratamento que utiliza o abraço.
“Um abraço faz com que você se sinta bem o dia todo”, garante. Mas o verdadeiro abraço é a expressão de uma disponibilidade interior para acolher os outros com que nos encontramos pelos caminhos da vida. Uma forma simples de oferecer apoio, ajuda. É uma terapia que se baseia na criança que nos habita. No lado espontâneo, irracional, instintivo, que existe em cada um de nós. E abraçar bem é algo que se aprende. Psiquiatra americana Kathleen Keating Schloessinger
Quem tem pouca auto-estima tem dificuldade em abraçar. Para abraçar, não é preciso haver atração física. E um abraço fisicamente íntimo nunca substituirá um bom abraço terapêutico. Kathleen aconselha: “Abrace frequentemente os seus filhos, a sua mulher, o seu marido, os seus amigos. Veja como um dia cheio de abraços lhe pode trazer bem-estar, autoestima e serenidade.
CAMPANHA DO ABRAÇO:
“Você tem um minuto para um abraço?”
Saiba o quanto um abraço é importante…
Precisamos de quatro abraços por dia para sobreviver…
Precisamos de oito abraços por dia para nos manter…
Precisamos de doze abraços por dia para crescer…
ABRAÇAR, é saudável, ajuda o sistema imunológico.
Cura a depressão, reduz o stress, induz o sono, é revigorante.
Rejuvenesce, não tem efeitos colaterais indesejáveis,
E é nada menos, que um remédio milagroso.
ABRAÇAR, é totalmente natural.
É orgânico, naturalmente doce,
Não contém conservantes, não contém ingredientes artificiais,
É 100% integral e não engorda.
ABRAÇAR, é praticamente perfeito.
Não parte imóveis, não tem baterias que acabam,
Não necessita de catchup periódicos,
Requer consumo de energia,
Não exige seguro, não exige prestações;
Não poluente e é claro completamente retornáveis.
Atividade 1
Amarra-se um barbante aos dois braços da mãe, em seguida faz-se o mesmo com seu filho(a), só que o barbante da mãe entrelaça-se com o da criança.
Mãe e filhos presos com a corda: verificar se dentro do tempo estabelecido (10 min) se conseguiram se separar.
Atividade 2
Para esta brincadeira usamos um tapete ou TNT onde caibam 6 pessoas (mães e filhos) em cima dele. Estas pessoas tem que virar o tapete do lado avesso sem sair de cima dele.
Atividade 3
Dividir as pessoas presentes em grupos de 10 ou 15 (depende do tamanho da escola e quantidade de pessoas presentes) Todos dão as mãos e forma um círculo. Uma das pessoas fica virada para o lado de fora, o grupo tem que tentar fazer esta pessoa ficar virada para o lado de dentro. (Obs.: é valido mesmo que os braços fiquem cruzados ao final). Importante: não pode soltar as mãos de forma alguma.
Atividade 4
Selecione objetos fáceis de encontrar no local onde será realizada a gincana, por exemplo:(TIJOLO); (PÃO); (SAL); (FORMIGA); (CHAVE); (OVO); (DINHEIRO); (ÁGUA); (ANEL); (CINTO); (TERRA); (RAIZ); (SANDÁLIA);
-uma pessoa que esteja vestida com uma blusa que tenha um furo debaixo do braço;
-uma pessoa que saiba falar uma frase em língua estrangeira;
-a pessoa mais alta;
-uma pessoa de sapato azul, vermelho, roxo;
-uma pessoa de chapéu;
-qualquer objeto de cor específica vermelha, verde, azul;
-Uma pessoa (da equipe ou não) com o cabelo mais comprido;
-Uma pessoa (da equipe ou não) com o maior pé;
-A pessoa (da equipe ou não) mais velha;
-Mamãe com o maior número de filhos;
Deixe claro na prova que não poderá pregar coisas com o pessoal da cozinha.
Desenvolvimento: Divida a turma em equipes. Faça uma fila com cada time (mãe e criança junto), assim, somente o primeiro da fila irá procurar o objeto, até que todos tenham chance de participar. Se os componentes da fila possuir algum dos objetos, pode ser dado ao 1º da fila.
Ganha pontos para o seu time o primeiro que retornar com o objeto pedido; você pode dar pontos também para os demais que conseguirem o objeto até um determinado tempo.
Use um apito para avisar que o objeto já foi achado ou que o tempo terminou.
Atividade 5
Letra igual nome e elogio
Uma mãe vai para o centro da roda, dá as duas mãos ao seu filho(a) se colocando a frente dele e diz:
"(nome do filho) eu gosto de você por que você é..." e um adjetivo que comece com a mesma letra do nome do seu filho.
A mãe seguinte (seguindo o sentido horário) vai para o centro da roda e recomeça o jogo. Aquela que estava no centro da roda anteriormente, volta para seu lugar na roda, mas senta-se no chão, para que todos saibam que ela já brincou.
Atividade 6
Montar um painel na entrada dos pais e uma caneta fixada em um barbante com os seguintes dizeres: “Deixe um recado para seu filho(a).
No final da festa alguém responsável retira e lê como mensagem de encerramento.
Atividade 7
Exposição de Arte com jornais
Um bom início para esta atividade montar grupos onde as famílias já se conheçam, mesmo que seja só de vista (entrada e saída das crianças) e buscar montar algo que lembre de momentos agradáveis que cada um partilhou com sua família, ou em que situações ficou marcada. Dessas recordações poderão surgir idéias que inspirem a criação de uma obra de arte que represente aquilo que o grupo eleger como mais interessante ou significativo. Essa atividade é lúdica e prazerosa e a equipe poderá dar asas à imaginação! Essa criação será especial feita a várias mãos, uma obra coletiva, pois deverá ser feita pelos alunos junto com seus pais. Será uma oportunidade única para fazer fluir essa sinergia que existe entre vocês!
Cada equipe terá 15 minutos para executar esta atividade. Após o término, uma pessoa do grupo levará a obra feita e contar o motivo pelo qual fizeram.
Atividade 8
Dobradura de coração que pode ser usada para decorar cartões ou para ser o próprio cartão.
Material:
Papel espelho com proporções 4x1 (se tiver 4 cm de largura o comprimento deverá ser de 16 cm).
Tulipa de Origami
Você pode fazer em convitinhos para entregas às mães, usar como atividades para as crianças ou usar para decorar a igreja. Essas tulipas podem ser feitas em vários tamanhos, criando um ambiente em 3D nas paredes e ficando com um resultado muito bonito.
Brincadeiras entre Mães e Filhos
Elogios com o Nome:
Faça uma roda com todos sentados no chão: mães atrás dos filhos. Cada mãe deve ajudar seu filho a encontrar um elogio com a inicial do nome de um dos colegas, falando baixinho no ouvido.
Uma criança vai para o centro da roda e o líder escolhe uma outra criança. A criança se coloca de frente para ele e diz: "( fulano: nome do colega ) eu gosto de você por que você é..." e um adjetivo que comece com a mesma letra do nome da criança escolhida para ser elogiada. Depois dá de presente para a criança elogiada o coraçãozinho de papel ( ver Atividades ), junto com um abraço e volta ao seu lugar.
A criança que recebeu o elogio entrega à sua mãe o coração, dá um beijo e vai para o centro da roda recomeçar o jogo. Aquela que estava no centro da roda anteriormente, volta para seu lugar na roda e é abraçado por sua mãe, para que todos saibam que ela já brincou. No final todos aplaudem e voltam aos seus lugares.
Lembrancinhas
Flor de EVA: Pode-se colocar dentro das flores um bombom, colado com cola quente.As flores podem variar de cor de acordo com o gosto de cada um.O caule pode ser feito de arame grosso, daqueles usados para energia elétrica e então serem revestidos por tirinhas de papel crepom verde.
Calendário de EVA
Pinte com tinta apropriada de acordo com seu gosto. Não precisa ficar tão elaborado, mas que fique delicado e bem feito. Existem em papelarias canetinhas específicas que podem ser usadas para desenhar as partes pequenas ou dar um toque especial. Use palha para o ninho, cola quente ou de contato. Tire xérox das folhas do calendário. Você pode prendê-las também com percevejos ou colar somente a parte de cima.
GINCANA DE ESTAFETA
(pode-se fazer em família ou só com as mães ou só com a crianças)
Estafetas são jogos de revezamento realizados em equipe - atividades tipo "bate e volta" - onde, todos os elementos da equipe dispostos em colunas ou fileiras, deverão executar a mesma tarefa no menor tempo possível. Este tipo de atividade exige do participante atenção, agilidade, velocidade, coordenação motora ampla, raciocínio, espírito de equipe e cooperação.
Corrida de triciclo: o primeiro de cada equipe deverá pilotar um triciclo até um ponto e retornar, passa o triciclo para o próximo e segue até que todos tenham executado a tarefa.
Corrida de carriola: nesta prova os integrantes das equipes formarão duplas, um irá conduzir a carriola e o outro irá sentado sobre ela, a carriola deverá ser conduzida até um ponto prédeterminado, lá haverá a inversão do condutor com o passageiro, vencerá a equipe que completar a prova por primeiro.
Corrida da garçonete: o primeiro integrante de cada coluna deverá conduzir em suas mãos uma bandeja com três copinhos plásticos de café vazios até um balde com (papéis picados, espuma picada, bolinhas de isopor, etc.) que se encontra a uns 7 metros de distância, lá deverão encher os copinhos com o que há no balde e retornar até o ponto de partida despejando o conteúdo dentro de um outro balde que estará na largada. Ao executar a tarefa, passa para o próximo da coluna, a bandeja juntamente com os copos plásticos, este por sua vez irá executar a mesma tarefa. Será vencedora a equipe que conseguir encher o balde até a borda.
Corrida do saco em dupla: cada integrante da dupla deverá colocar uma de suas pernas dentro do saco de "estopa" e ao sinal do professor deverão correr ou saltitar juntos até um determinado ponto e retornar, passam o saco à próxima dupla da coluna para que executem a mesma tarefa.
Revezamento do arco: equipes divididas com a mesma quantidade de pessoas, todos os integrantes de mãos dadas deverão passar por dentro de um arco sem soltarem as mãos. Ganha a 1ª equipe a passar sem soltar as mãos. Caso a mão venha a ser solta, a equipe volta ao início da prova.
Corrida da Bexiga: em duplas correr até determinado local estourar a bexiga entre as barrigas e retornar, seguem até que todos tenham completado a prova.
Revezamento do tapete: cada equipe irá utilizar dois tapetes de papelão e deslocar-se até um local pré-determinado e retornar apenas pisando nos tapetes.
Corrente Humana: formam-se duas ou mais colunas com número igual de participantes. Ao sinal do recreador o primeiro terá que correr até um determinado ponto dar a volta em um cone, retornar, dar a mão para o próximo da coluna e fazer o mesmo trajeto sem soltarem as mãos. A atividade segue até que todos os integrantes da equipe de mãos dadas consigam dar a volta por detrás do cone e retornem ao ponto de partida.
GOSTEI MUITO DAS SUGESTÕES.
ResponderExcluirAS ATIVIDADES ENVOLVENDO A FAMÍLIA, A ESCOLA, O RESGATE DE VALORES E A PROMOÇÃO DE MOMENTOS DE PARTILHA E CONTATO ENTRE OS ENTES E AMIGOS SÃO UMA NECESSIDADE VITAL PARA O CONTEXTO NO QUAL VIVEMOS.
PARABENS
obrigada pelas sugestões
ResponderExcluir